PUBLICIDADE

Bibliotecas de SP oferecem atividades e cursos gratuitos

Em novembro, a programação das duas bibliotecas do governo do Estado de São Paulo contempla atividades culturais e cursos gratuitos.

21 nov 2021 06h30
ver comentários
Publicidade
As bibliotecas trazem diversos eventos neste fim de mês
As bibliotecas trazem diversos eventos neste fim de mês
Foto: Biblioteca Parque Villa-Lobos / Divulgação

Entre os destaques, estão os convidados especiais do programa Segundas Intenções. O evento com o jornalista Tom Farias, autor de biografias de personalidades como Carolina de Jesus, José do Patrocínio e Cruz e Sousa, acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), no dia 27 de novembro, das 11h às 13h. Ambos os encontros são presenciais e serão mediados pelo escritor e jornalista Manuel da Costa Pinto.

A BSP também oferece, no dia 24 de novembro, das 10h às 12h30, a oficina Parada Poética: Dicionário do Esquecimento, realizada por Renan Inquérito. O doutor em Educação Ostentação e autointitulado rapeiro e sarauzeiro convida os participantes a esquecerem os significados das palavras e propõe a criação de um novo dicionário, conferindo um sentido mais humano e afetivo às palavras.

Para quem gosta de filosofia, a BVL traz o minicurso Platão, eros e mitos: o aprendizado com as diferenças e a liberdade da consciência. Organizado pelo mestre e especialista em filosofia antiga Heroneudo Mendes Araújo, os seis encontros presenciais foram construídos a partir do diálogo platônico da obra O Banquete e propõe a discussão e o levantamento de pontos de vista pessoais sobre a busca do amor filosófico. O evento será realizado nos dias 16, 17, 18, 19, 23 e 24 de novembro, das 9h30 às 12h.

Mês da Consciência Negra

Para marcar o mês de referência à luta e orgulho do povo negro, os dois equipamentos culturais promovem intervenções poéticas e saraus. Na BSP, a escritora nordestina Jô Freitas, comanda a Intervenção Poética: Camélia, onde estão os negros?, uma caminhada com declamação de poemas de poetas pretos contemporâneos. A atividade acontece no dia 20 de novembro, em duas apresentações: das 12h às 13h e das 14h às 15h. No mesmo local, no dia 25 de novembro, das 11h às 12h, o coletivo Casa do Meio do Mundo traz, em formato de sarau, uma experiência de valorização da identidade cultural da arte preta, periférica e independente por meio da poesia, música e microfone aberto.

Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, a intervenção Poéticas Modernas, com obras de escritores e escritoras negros, será comandada por Tawane Theodoro, poetisa, autora do livro Afrofênix: a fúria negra ressurge e organizadora do Sarau do Capão e do Slam do Bronx. Na atividade, realizada no dia 20 de novembro, das 11h às 12h e das 13h às 14h, a oficineira irá construir diálogos entre o Dia da Consciência Negra e o centenário da Semana de Arte Moderna, trazendo ao público as alegrias e as dores das duas épocas.

Também na BVL, acontece no dia 21 de novembro, das 14h30 às 15h30, o sarau comandado pela Perifatividade. A proposta do coletivo é criar uma ação cultural dinâmica promovendo a integração do grupo com o público por meio de poesias, músicas, danças e artes visuais.

As obras escolhidas para os Clubes de Leitura e Clubes do Audiolivro também celebram o orgulho da identidade negra. Na BVL, os participantes das atividades on-line irão ler Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (Clube de Leitura), e O mistério da princesa africana, de Sônia Beatriz Cabral (Clube do Audiolivro). Já na BSP, a curadoria dos clubes elegeu Bom-crioulo, Adolfo Caminha (Clube de Leitura) e Becos da memória, de Conceição Evaristo (Clube do Audiolivro).

Agenda da programação de novembro

Biblioteca de São Paulo

Oficina Parada Poética: Dicionário do Esquecimento
Quarta-feira, 24 de novembro, das 10h às 12h30
Atividade presencial, indicada para pessoas acima de 16 anos
Não é necessário inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada

Sarau no Meio do Mundo
Quinta-feira, 25 de novembro, das 11h às 12h
Atividade presencial
Não é necessário inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Minicurso de filosofia
Platão, Eros e mitos: o aprendizado com as diferenças e a liberdade da consciência
Dias 23 e 24 de novembro, das 9h30 às 12h
Atividade presencial, indicada para pessoas a partir de 18 ano
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição

Sarau Perifatividade
Domingo, 21 de novembro, das 14h30 às 15h30
Atividade presencial
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada

Clube do Audiolivro
Terça-feira, 23 de novembro, das 14h30 às 16h
Atividade online, destinada a jovens de 11 a 14 anos
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição

Clube de Leitura
Sexta-feira, 26 de novembro, das 15h às 17h
Atividade on-line, ao vivo
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição

Segundas Intenções
Convidado: Tom Farias
Sábado, 27 de novembro, das 11h às 13h
Não é necessário inscrição
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada
Atividade presencial, com transmissão ao vivo pela página do Facebook da BVL

Homework Homework
Publicidade
Publicidade