Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atriz italiana Piera Degli Esposti morre aos 83 anos em Roma

Artista tratava complicações pulmonares desde 1º de junho

14 ago 2021 - 11h01
(atualizado às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A atriz e diretora Piera Degli Esposti morreu neste sábado (14), aos 83 anos, no hospital Santo Spirito, em Roma, onde estava internada desde 1º de junho para tratar complicações pulmonares, informou a família da italiana.

Piera Degli Esposti estava internada desde 1º de junho em hospital de Roma
Piera Degli Esposti estava internada desde 1º de junho em hospital de Roma
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

Dotada de personalidade forte e sensibilidade exasperada, a artista escreveu um capítulo importante na história do teatro e do cinema na Itália.

Nascida em Bolonha, em 12 de março de 1938, Piera iniciou sua carreira no teatro ao lado de grandes nomes como Antonio Calenda, Giancarlo Cobelli e Ida Bassignano. Além disso, ela foi dirigida pelos irmãos Taviani, Pier Paolo Pasolini, Lina Wertmüller e Giuseppe Tornatore no cinema; e Riccardo Milani e Giacomo Campiotti na TV.

Piera fez sua estreia cinematográfica no filme "Trio" (1967), de Gianfranco Mingozzi, depois atuou em " "Questi fantasmi" (1967), de Renato Castellani. Particularmente amada pelo cineasta Pier Paolo Pasolini, ela desempenhou um pequeno papel para ele em "Medéia"(1969).

Em 1980, ela colaborou com a escritora Dacia Maraini no livro "Storia di Piera", inspirado nos fatos de sua infância, a partir do qual em 1983 foi feito um filme homônimo dirigido por Marco Ferreri.

Durante sua trajetória, Piera ganhou o prêmio David di Donatello, considerado o Oscar da Itália, por "L'ora di religione" ("A hora da Religião", em português), de Marco Bellocchio (2002), e "Il divo", de Paolo Sorrentino (2009).

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade