11ª Mostra Permanente de Cinema Italiano traz 39 filmes gratuitos
Com clássicos e contemporâneos, evento ocorre de 2/2 a 30/11 em SP
A Mostra Permanente de Cinema Italiano anunciou sua 11ª edição, que ocorrerá de 2 de fevereiro a 30 de novembro no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, em São Paulo.
Abrindo a "nova década", o evento traz 39 filmes de 20 grandes diretores do Belpaese, sempre às segundas-feiras às 19h.
A "commedia all'italiana" dá o tom desse ano, que inicia a mostra com clássicos de Dino Risi, a começar por "Uma Vida Muito Difícil". Outras comédias do cineasta que estão na programação são "Venha Dormir Lá em Casa Esta Noite" e "O Viúvo".
O suspense e ação também ganham espaço na edição de 2026, com obras de Damiano Damiani, como "O Dia da Coruja".
A sessão de clássicos também traz nomes que vão de Luchino Visconti a Roberto Rosselini, passando por Pietro Germi, Mario Monicelli, Francesco Rosi e Carlo Lizzani.
Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o festival também abre espaço para produções contemporâneas, como o aclamado "Lazzaro Felice", de Alice Rohrwacher, assim como "Vermiglio - A Noiva da Montanha", de Maura Delpero.
Como novidade da 11ª edição, a organização informa que em 15 de junho, durante a exibição de "A Santanotte", um clássico do cinema mudo dirigido por Elvira Notari, a primeira mulher cineasta da Itália, a musicista Dudah Lopes irá apresentar uma trilha sonora composta especialmente para a obra.
A Mostra Permanente de Cinema Italiano tem entrada gratuita, com distribuição dos ingressos com uma hora de antecedência do início das sessões.
A programação completa dos filmes está no perfil do Cine-Teatro Denoy de Oliveira no Instagram, @cineteatrodenoy.