PUBLICIDADE

Carro por Assinatura

Assinar ou financiar carro 0 km?

O que vale mais a pena, assinar ou financiar carro 0 km? Confira as vantagens de cada modalidade na hora de trocar de veículo!

21 dez 2021 10h00
| atualizado às 19h13
ver comentários
Publicidade
Foto: Depositphotos

A escolha entre assinar ou financiar um carro 0 km costuma ser uma decisão difícil. É preciso ponderar sobre as características de cada modalidade e como ela se encaixa no seu perfil de consumidor e motorista. 

Essa dúvida se tornou ainda maior agora que os comportamentos e hábitos das pessoas foram impactados pela pandemia. Com boa parte dos trabalhadores no modelo home office, o serviço de assinatura de veículos ganha cada vez mais espaço, se equiparando ao financiamento em relação ao número de interessados.

Por essas razões, vale analisar o que é melhor, tanto no momento de decisão quanto em relação aos custos a longo prazo. 

O que é carro por assinatura?

Na hora de trocar o carro, os serviços de assinatura de veículos surgiram como uma alternativa interessante para quem quer e precisa do transporte, sem pesar tanto no orçamento. Isso porque a mensalidade é fixa e já inclui itens como documentação, IPVA, seguro e revisões obrigatórias.

Resta ao motorista gastar apenas com o combustível, estacionamento e multas de trânsito, caso ocorram. Vale ressaltar que essa modalidade é diferente do simples aluguel, já que a assinatura de carros é um modelo de contratação a longo prazo, variando entre 12 e 48 meses. Além disso, o carro por assinatura é sempre zero km. 

No contrato de assinatura, é estipulada a quilometragem que você pretende rodar por mês – geralmente entre 1 mil e 3 mil km. Claro, é possível estender a quilometragem rodada, inclusive com descontos especiais em renovações de contrato. Então, é bom atentar-se a esses detalhes que variam de acordo com a empresa que fornece o serviço.

No caso do Unidas Livre, pioneiro do segmento no Brasil, o contratante ainda recebe assistência 24 horas e pode escolher o carro que vai utilizar num catálogo variado que oferece modelos econômicos, sedãs, picapes, SUVs e outros. 

Crescimento da assinatura de carros

A quantidade de benefícios tem aumentado a quantidade de adeptos à modalidade
A quantidade de benefícios tem aumentado a quantidade de adeptos à modalidade
Foto: Depositphotos

Tanto as empresas quanto as montadoras que já oferecem o serviço observam um grande crescimento de clientes à procura da assinatura de carros – sem contar que os termos “carro por assinatura” e “aluguel anual” aparecem com aumento de volume em ferramentas de busca da internet.

Isso mostra que o mercado está em processo de transformação, já que a compra de um automóvel era vista como a garantia de um patrimônio para toda a vida. Essa tendência acompanha outras maneiras de consumo em alta, pois a assinatura de carro se assemelha à contração de plataformas de streaming atuais. Eles funcionam quase da mesma forma: o direito ao uso de um produto ou serviço por um certo período de tempo.

Tudo isso com menos despesas e possibilidade de ter um carro zero todo ano, pois ao fim do contrato, basta devolver o veículo, encerrar o serviço ou renovar a assinatura com outro veículo 0 km. Assim, você pode trocar de carro todo ano, caso opte pela contratação de 12 em 12 meses. 

Quando comparada ao financiamento, a assinatura pode resultar em um grande desconto que compensa bastante. Uma pessoa que estima passar 5 anos pagando as parcelas do carro, por exemplo, provavelmente vai finalizar a compra com um modelo defasado e com quilometragem alta. Se houver intenção de troca nesse momento, o cenário fica ainda mais precarizado, já que a venda desse veículo pode atrair poucos ou nenhum comprador. 

Logo, a assinatura de veículos vem ganhando cada vez mais adeptos por conta das vantagens de receber sempre um modelo atualizado e 0 km. Os benefícios são ainda mais interessantes quando olhamos para os contratos da Unidas Livre, que oferecem o “Leva e traz”, que consiste na busca e devolução do carro durante a manutenção. Entre outras comodidades da empresa, estão:

  • Carro zero km com possibilidade de personalização feita pelo cliente;
  • Cliente livre de gastos e burocracias relacionados ao veículo;
  • O cliente não precisa se preocupar com desvalorização ou revenda do carro usado;
  • Assistência e suporte 24 horas;
  • Possibilidade de gerir os dados on-line;
  • Condutores adicionais sem custo extra;
  • Possibilidade de receber o carro em casa;
  • E muito mais. 

O que levar em consideração para decidir entre assinatura e financiamento 

O primeiro passo é calcular os gastos do mês, de acordo com sua realidade, seja ela individual ou conjunta. Se você precisar da opção mais barata disponível, os pagamentos mensais da assinatura são mais acessíveis do que as parcelas do financiamento. 

Depois de verificar o orçamento, faça uma estimativa da quilometragem que vai rodar mensalmente. Se você planeja dirigir até 100km por dia, o carro por assinatura ainda se mostra vantajoso, com planos mensais que costumam ter até 3 mil km. 

Por fim, determine a importância de você dirigir um carro novo anualmente. Se você não se importa em dirigir o mesmo carro por seis ou oito anos, o financiamento pode fazer sentido.

Tomando as devidas precauções você evita surpresas indesejáveis
Tomando as devidas precauções você evita surpresas indesejáveis
Foto: Depositphotos

Comprar ou assinar um veículo?

Comprar um carro zero km pode trazer um valor emocional para os mais tradicionais. Porém, é preciso considerar que a incerteza quanto aos gastos ao longo do tempo também vem junto à potencial desvalorização do veículo. 

Agora, as duas opções têm seus prós e seus contras, e como mostrado acima, a decisão depende do seu orçamento e de quanto você usará o veículo. A verdade é que a assinatura é feita especialmente para quem quer viver livre dos problemas, sem lidar com todas as burocracias que a compra de um carro traz na sua bagagem. Se houver algum problema, em termos de manutenção, a empresa contratada oferece todo o suporte, incluindo a busca do veículo, via aplicativo.

No Unidas Livre, por exemplo, você conta com todas as vantagens mostradas acima, promoções exclusivas, a facilidade do Unidas Pass e ferramenta de comparações on-line, além de conversar com a equipe pelo WhatsApp.

Por estes e outros motivos, a assinatura de carro anual tem conquistado o mercado brasileiro como uma solução prática e econômica em mobilidade. Caso você esteja considerando a alternativa, é válido saber que em algumas empresas o contrato tem reajuste anual por IPCA/IGP-M.

Esse não é o caso do Livre, que tem mensalidades fixas para ter um 0 km na garagem sem nenhuma burocracia, sem precisar dar entrada ou fazer um financiamento.

O Livre conta com a qualidade e a segurança da Unidas, uma das maiores empresas de mobilidade veicular do país, com portfólio de carros e versões extenso, incluindo hatches de entrada, sedãs compactos e médios, SUVs, picapes, modelos de marcas premium e até o elétrico BMW i3.

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade