PUBLICIDADE

Carro por Assinatura

Assinatura de carro anual é tendência no setor de mobilidade

O crescimento na procura dessa modalidade repleta de benefícios mostra uma mudança na lógica de consumo

16 dez 2021 10h00
| atualizado em 22/12/2021 às 18h28
ver comentários
Publicidade
Foto: Depositphotos

O comportamento do consumidor, principalmente o brasileiro, vem se transformando em diversos segmentos, desde os bens duráveis até os não duráveis. Soluções que já existiam há tempos começam a se destacar entre os itens mais procurados. Um grande exemplo é a assinatura de carro anual, modalidade de assinatura em que o cliente fecha um contrato, geralmente de 12 a 48 meses, para rodar num zero km sem o compromisso de comprar um veículo.

Por que as pessoas estão considerando a assinatura de carro anual?

Os inúmeros benefícios estão atraindo cada vez mais pessoas
Os inúmeros benefícios estão atraindo cada vez mais pessoas
Foto: Depositphotos

O crescimento na procura dessa modalidade é identificado tanto por parte das  empresas que oferecem o serviço e estão recebendo mais clientes, quanto no meio digital ao observar que os termos “carro por assinatura” e “assinatura de carro anual” obtiveram um alto volume de pesquisas do ano passado para cá. 

Isso mostra uma mudança na lógica de consumo, já que a compra de um automóvel era vista como a garantia de um patrimônio para toda a vida. Hoje, o carro está na mente dos motoristas de maneira mais objetiva, exercendo a função plena de serviço de transporte.

O desprendimento material, presente com mais afinco entre os Millennials e parcela da geração Z que já dirige, também pode ser um dos motivadores desse crescimento, mas as vantagens da modalidade atraem até os mais tradicionais. 

Sem contar que as consequências da pandemia transformaram a rotina de muitas pessoas. O trabalho remoto ou híbrido, por exemplo,  impacta diretamente na frequência de uso do carro e, assim, torna menor o custo-benefício de algo que sai da garagem duas ou três vezes por semana. Logo, a alternativa faz bastante sentido no orçamento de grande parte da população, com o adicional de se manter livre de gastos e burocracias relacionados ao veículo.

Para os mais despreocupados em adquirir esses bens de consumo como patrimônio e que são usuários das corridas por aplicativo, a assinatura do veículo é vantajosa. Dependendo da frequência de uso e das distâncias, vale a pena realizar cálculos para perceber que, em muitos casos, a assinatura sai mais barata do que se locomover por meio de aplicativos de transporte. 

A alternativa é preferível quando comparada ao financiamento, porque a assinatura pode resultar em um investimento menor que compensa bastante. Para ilustrar melhor essa comum situação, vamos supor que uma pessoa passe 5 anos para concluir a compra de um carro por meio de financiamento. Ao finalizar o pagamento, o modelo do carro estará defasado e com quilometragem alta. No cenário da assinatura de veículos, dependendo do prazo estipulado em contrato, o indivíduo sai ganhando sempre com baixa quilometragem e um modelo atualizado a cada ano.

A maioria das empresas oferecem registro de condutores adicionais, chamariz para famílias com múltiplos condutores. Enfim, vários perfis de consumidores são atendidos e têm suas dores sanadas pela modalidade, que continua surpreendendo em questão de suporte ao usufruir de parcerias para ajudar o cliente a vender o carro atual caso haja vontade.

Como funciona a assinatura anual de carro

A primeira coisa a se fazer para usar um carro por assinatura, é a avaliação das suas necessidades. Isso irá refletir na escolha da categoria de veículo que mais o atende em meio aos econômicos, sedãs, SUVs, entre outras, É recomendado solicitar orçamentos com pelo menos três empresas de credibilidade para ter o máximo de satisfação. 

Com um modelo e plano que se adequam ao orçamento em mãos, o próximo passo é conferir o contrato, prestando atenção às proteções incluídas no seguro oferecido. Um detalhe interessante é que, dependendo da empresa, a franquia de quilometragem contratada pode acumular quando o cliente não utilizar toda a quantidade do mês. Ou seja, os kms não utilizados são adicionados ao limite do mês seguinte. 

Na hora de contratar o serviço, o cliente pode escolher o tempo que quer ficar com o veículo - na maioria dos casos entre 12 e 48 meses - além da quilometragem mensal que vai utilizar, que pode ser de 1.000 a 3.000km/mês. Vale ressaltar que esses detalhes variam de acordo com a empresa que fornece o serviço.

A partir de então, basta pagar uma mensalidade fixa, que já inclui os valores de impostos, taxas, IPVA, seguro, emplacamento, licenciamento, manutenções previstas no manual e ainda fica coberto pela assistência 24 horas da empresa. Fora do pacote, o cliente só ficará responsável pelo pagamento de multas e avarias.

Ao fim do período contratado, há a opção de devolver o veículo ou de renovar o serviço para pegar outro carro 0 km. Mais uma vez, o cliente se livra de questões como a desvalorização do automóvel ou a sua revenda. Então, se o consumidor está satisfeito e deseja continuar, o contrato é renovado com um novo modelo.

Como procurar por empresas que oferecem o serviço de assinatura de carro? 

Escolher a locadora certa te garante mais tranquilidade
Escolher a locadora certa te garante mais tranquilidade
Foto: Depositphotos

Como dito acima, para fazer a assinatura anual de um carro, é preciso escolher a locadora ideal, que tenha uma boa reputação, além de priorizar aquelas que oferecem vantagens e benefícios extras.

A maioria das empresas exige que o cliente tenha mais de 21 anos, cartão de crédito no nome do titular da locação e aprovação de acordo com as políticas de cada uma, mas geralmente, o processo é pouco burocrático. 

Levando em consideração todos esses quesitos, um ótimo ponto de partida é o programa de carro por assinatura da Unidas - pioneira no assunto – chamado Unidas Livre. Ao acessar o site livre.unidas.com.br, o interessado já consegue ver ofertas e fazer simulações. 

Inclusive, a simulação é bem completa, pois além de escolher o modelo do carro e estipular o período de contrato com a quilometragem, é possível incluir serviços como películas para os vidros do automóvel, carro reserva e muito mais.

Aproveitamos para te mostrar a importância de tais adicionais. Por exemplo, com o carro reserva, o cliente não precisa se preocupar em ficar sem carro por imprevistos de revisão ou conserto do modelo alugado. 

Na hora da contratação, pessoas que não podem ficar sem carro encontram a solução no benefício de adquirir um carro provisório no plano. Afinal, o novo veículo precisa de um curto período para ficar pronto na fábrica.

Ainda no caso da Unidas, há outra facilidade: a vantagem do “Leva e traz”, sendo a busca e devolução do carro durante a manutenção. Outras possibilidades incluem blindagem completa e comodidades como:

  • O carro é 0km e personalizado pelo cliente;
  • Ao final do contrato, o cliente pode renovar a assinatura e escolher outro modelo 0km para dirigir;
  • Cliente livre de gastos e burocracias relacionados ao veículo;
  • O cliente não precisa se preocupar com desvalorização ou revenda do carro usado;
  • Assistência e suporte 24 horas;
  • Possibilidade de gerir os dados on-line;
  • Condutores adicionais sem custo extra;
  • Possibilidade de receber o carro em casa;
  • Entre outros. 

O portfólio de carros e versões do Livre é extenso, com hatches de entrada, sedãs compactos e médios, SUVs, picapes, modelos de marcas premium e até o elétrico BMW i3.

Assinatura de carro anual ou mensal?

Também existe a assinatura mensal de carro para aproveitar. Porém, essa segunda opção se torna menos interessante para quem procura por um veículo 0km e possibilidade de customização como prioridades. Além disso, a modalidade anual tem variedade mais moderna de modelos disponíveis para assinatura. 

Por estes e outros motivos, a assinatura de carro anual tem se tornado a solução em mobilidade perfeita para muitos motoristas pelo Brasil. Em algumas empresas, o contrato tem reajuste anual por IPCA/IGP-M, o que não é o caso do Unidas Livre, que tem mensalidades fixas, com os benefícios de promoções exclusivas, conversa com a equipe pelo WhatsApp, comparações on-line e assinatura de um 0 km sem precisar dar entrada ou fazer um financiamento. 

Algumas previsões mostram que 1 a cada 10 veículos vendidos na América do Norte e na Europa serão para a finalidade da assinatura de carros até 2026. O futuro dos carros será este, acompanhando o sucesso e estabelecimento dos serviços de streaming, nos quais basta a contratação de um plano adequado ao perfil do consumidor para assistir o filme que quiser do catálogo.

 

 

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade