PUBLICIDADE

Consórcio de carros

Como usar a carta de crédito de um consórcio

Saiba o que deve ser feito após ser contemplado em um consórcio, e como usar a carta de crédito para comprar seu carro novo

17 jan 2022 10h00
ver comentários
Publicidade
Entenda tudo sobre consórcio de carros
Entenda tudo sobre consórcio de carros
Foto: Depositphotos

O consórcio de carros é uma maneira de conseguir comprar o seu carro novo sem as altas taxas de juros de um financiamento tradicional. Uma diferença do consórcio para o financiamento é que ao ser contemplado você não recebe um veículo, mas sim uma carta de crédito, que é um documento que possui o valor determinado na contratação do consórcio, e que pode ser utilizada para comprar qualquer veículo naquele valor.

Veja mais sobre como funciona uma carta de crédito e descubra como usá-la ao ser contemplado.

Como funciona um consórcio de carro

Para entrar em um consórcio de carro basta procurar uma administradora
Para entrar em um consórcio de carro basta procurar uma administradora
Foto: Depositphotos

O consórcio é definido como a modalidade de compra baseada na união de pessoas — físicas ou jurídicas — em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. Para que seja constituído um grupo de consorciados, é necessário procurar uma administradora de consórcios, que deve ter seu funcionamento autorizado pelo Banco Central.

Para entrar em um consórcio de carro basta procurar uma administradora, e com base na sua expectativa de valor do veículo a ser comprado – além do tempo que pretende assumir esse compromisso financeiro e valor das parcelas – ela vai apresentar opções de grupos de consórcio que se encaixem no seu orçamento.

Depois de formado o grupo de consórcio, ocorrerão assembleias mensais com os consorciados, em que serão feitos os sorteios das cartas de crédito. Os sorteios ocorrem normalmente conforme o sorteio da Loteria Federal, e o sorteado será contemplado com a carta de crédito. Mas atenção: apenas os consorciados com as parcelas em dia poderão ser sorteados.

Uma vantagem do consórcio sobre outras formas de financiamento é que, se ocorrer algum imprevisto antes do consorciado ser contemplado e ele não puder pagar as parcelas, poderá vender a sua cota do consórcio para outra pessoa, que assumirá as parcelas restantes.

E caso o consorciado queira ser contemplado com antecedência, sem esperar ser sorteado, poderá oferecer um lance – explicaremos um pouco mais a seguir.

O que é uma carta de crédito

Uma grande vantagem da carta de crédito é que ela permite que se adquira qualquer veículo que tenha o valor deste documento.
Uma grande vantagem da carta de crédito é que ela permite que se adquira qualquer veículo que tenha o valor deste documento.
Foto: Depositphotos

A carta de crédito de um consórcio representa o valor do bem que se deseja adquirir através do consórcio. Isso significa que, ao ser contemplado, você não receberá o bem em si, mas sim um documento que dá ao portador o direito de comprar um bem naquele valor. Uma grande vantagem da carta de crédito é que ela permite que se adquira qualquer veículo que tenha o valor deste documento.

O valor da carta de crédito é estabelecido no momento da formação do grupo, entretanto poderá sofrer alterações. Uma das possibilidades é a atualização do valor através de correção, para que a carta de crédito mantenha o poder de compra do bem utilizado como referência. Neste caso, a correção também vai refletir no aumento do valor das parcelas a serem pagas.

Outra possibilidade é o lance embutido, em que o consorciado pode dar um lance para ser contemplado sem ser sorteado, utilizando uma parcela da carta de crédito como forma de pagamento do lance. Nesse caso, o valor a ser recebido será o valor total da carta de crédito subtraído do valor do lance.

Como usar a carta de crédito

É possível utilizar até 10% do valor da carta de crédito com despesas relacionadas ao veículo
É possível utilizar até 10% do valor da carta de crédito com despesas relacionadas ao veículo
Foto: Depositphotos

Você terá direito a usar a carta de crédito após ser contemplado, seja através dos sorteios nas assembleias ou através de um lance. Após a contemplação, inicia-se um processo de verificação de documentos e garantias até a aquisição do bem.

A verificação documental vai exigir do consorciado:

  • Apresentação de documentos pessoais: é necessário apresentar RG ou CNH, CPF, e comprovante de residência;
  • Comprovação de renda: holerite dos últimos 3 meses ou registro em carteira de trabalho para trabalhadores CLT. No caso de aposentados e pensionistas, o comprovante de recebimento do benefício. E caso seja trabalhador autônomo, a declaração do Imposto de Renda ou uma cópia do DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos);

Uma etapa importante na verificação documental é a homologação dos documentos. Nesta etapa, o veículo a ser adquirido já foi escolhido junto a um vendedor e deverá ser apresentado à administradora:

  • Marca do veículo
  • Modelo do veículo
  • Ano de fabricação
  • Cor
  • Número de chassis

Após a homologação, o valor referente à carta de crédito estará liberado para a compra do veículo. É importante frisar que o consorciado poderá comprar um veículo com valor superior à carta, bastando pagar a diferença entre o valor do veículo e a carta de crédito com recursos próprios. Uma outra possibilidade é utilizar até 10% do valor da carta de crédito com despesas relacionadas ao veículo, como taxas de licenciamento e emplacamento.

Onde contratar um bom consórcio?

O Unidas Consórcio é uma das melhores opções disponíveis no Brasil para a contratação de um consórcio para aquisição de veículos, já que pertence a uma das maiores locadoras de carro do Brasil com experiência de 35 anos e mais de 160 mil veículos em sua frota. Para conferir os detalhes e valores de parcelas, basta fazer uma simulação no site, informando o valor do carro que você deseja e o valor das parcelas.

Uma vantagem exclusiva do Unidas Consórcio é que, se você usar sua carta de crédito para comprar um carro na Unidas Seminovos, o emplacamento e a documentação saem de graça!

Pelo site da unidas é possível fazer simulação do consórcio
Pelo site da unidas é possível fazer simulação do consórcio
Foto: Unidas

Os sorteios seguem a ordem da Loteria Federal, e ocorrem às quartas e sábados, conforme cada grupo de consorciados. E se você quiser antecipar o recebimento da carta de crédito, não se preocupe: o Unidas Consórcio oferece a possibilidade de Lance Livre, em que o maior lance será o vencedor, e o Lance Fixo, com um percentual pré-definido entre 25% do valor da carta de crédito.

E para contratar, basta preencher o formulário no site do Unidas Consórcio para entrar em contato com um dos consultores especializados. Cadastre-se agora e não deixe o sonho do carro novo para depois!

Fonte: Unidas Consórcio

 

Fonte: Redação Terra
Publicidade
Publicidade