PUBLICIDADE

Consórcio de carros

Como dar lance no consórcio de carro?

Consórcio de carro pode ser a opção mais fácil de garantir seu veículo novo ou seminovo. Conheça as dicas para dar o lance certo!

28 dez 2021 17h06
| atualizado em 7/1/2022 às 14h43
ver comentários
Publicidade
Foto: Depositphotos

O consórcio foi criado no Brasil no começo de 1960 com o objetivo de aumentar o poder de compra do consumidor. Com o difícil acesso ao crédito, a ideia de realizar um autofinanciamento baseado na união de várias pessoas para adquirir um item foi muito aceita pela população. 

Por isso, hoje em dia o consórcio de carros é uma alternativa mais prática e acessível de garantir um carro novo, seminovo ou até mesmo uma forma de investimento e economia para guardar dinheiro. Além disso, muitos consórcios possuem destaque e fazem sucesso por não cobrar juros, assim como as taxas de adesão e administração, que podem ser baixíssimas ou inexistentes.

E dentro dessa modalidade, para um participante ser contemplado, existe a possibilidade de dar lances nas assembleias. Para quem não quer contar apenas com a sorte, eles funcionam como um adiantamento para que o consorciado seja beneficiado ainda mais rápido. A oferta de um determinado valor, como dinheiro ou um carro seminovo, abate a quantia no restante das parcelas.

Ou seja, leva para casa a carta de crédito aquele que der o maior lance do mês. 

Como funciona o consórcio de carro?

O consórcio pode ser considerado um modo compra colaborativo, já que várias pessoas se unem para adquirir um item
O consórcio pode ser considerado um modo compra colaborativo, já que várias pessoas se unem para adquirir um item
Foto: Depositphotos

Para o pleno funcionamento da modalidade, existem algumas regras que garantem que nenhum dos consorciados sejam prejudicados durante a realização do consórcio. A administradora faz uma análise rigorosa do perfil de cada um dos participantes antes de aceitar sua participação. Porém, o nível de exigências necessárias é inferior a um financiamento comum.

Por exemplo, ter o nome limpo é um requisito essencial para começar a investir, além de que algumas administradoras podem pedir um fiador e garantir que o contemplado pagará todas as parcelas acordadas. 

Em todo o caso, assim que assinado o contrato e uma cota de pessoas for atingida, começam as assembleias, que são reuniões realizadas pela administradora com todos os participantes do consórcio para contemplar algum participante. Também, todos que assinaram o contrato do consórcio recebem um número de cota para ser usado durante o sorteio. E é importante destacar que se o número sorteado for algum consorciado com a mensalidade em atraso, a contemplação não acontece e a carta de crédito é então passada para o número mais próximo. 

Aliás, escolher um bom grupo de consórcio é um grande passo, capaz de ser um fator determinante para o tempo que você irá receber seu carro. Isto é, ter muita pressa para adquirir o produto significa que a melhor opção é um grupo que já esteja iniciado. 

Assim, é mais fácil conseguir boas condições de pagamento e suas chances de ser contemplado mais rapidamente aumentam. Entretanto, entrar em um autofinanciamento em andamento pode fazer com que o consórcio saia mais caro. Logo, tudo é questão de planejamento e cálculos.  

E quanto mais cartas contempladas por mês na administradora e grupo de cotistas escolhidos, melhores as chances de conseguir a carta de crédito rapidamente. Com uma oferta de lance, o potencial de ser contemplado é maior ainda!

O que é uma oferta de lance?

Participantes do consórcio podem dar um lance para aumentar as chances de ser contemplado
Participantes do consórcio podem dar um lance para aumentar as chances de ser contemplado
Foto: Depositphotos

Como a modalidade do consórcio pode funcionar também como um investimento, não dá para saber quando será a grande chance de ser contemplado com um veículo. Porém, há alternativas para garantir o carro novo sem precisar recorrer a opções mais difíceis e menos acessíveis. 

Com um dinheiro extra é possível dar um lance durante a assembleia convocada pela administradora. Um lance livre é um dos mais utilizados entre os grupos de consórcio e deve ser maior que as parcelas fixas. Diferente de um leilão, que há uma “briga” de ofertas, o contemplado do consórcio que der o lance livre mais alto será sorteado. Em todo o caso, o lance não é público e são feitos direto para a administradora. 

As administradoras também podem recorrer ao lance fixo, permitindo que elas selecionem um determinado valor para que os consorciados escolham ofertar ou não. Além disso, não ter o dinheiro separado para dar um lance não significa que não seja possível receber o veículo de maneira mais rápida. Com o lance embutido, você pode usar o valor da carta de crédito como oferta e em seguida, a quantia é abatida do valor que seria entregue inicialmente. 

Para ser contemplado no lance, o participante da modalidade precisa conferir a fundo as regras da administradora e o contrato formalizado. Isso significa que é importante determinar um valor viável financeiramente para que nenhum cotista seja prejudicado. 

Uma oferta de lance também pode ser uma opção para adiantar seu autofinanciamento. Assim, as parcelas do consórcio diminuem de valor e as chances de ser contemplado aumentam. 

A importância da administradora

A administradora é uma das partes que compõem um consórcio. Elas formam os grupos participantes e fazem a gestão do processo todo do começo ao fim. Sendo assim, ela é a representante mediadora que faz a união dos consorciados e possibilita que a modalidade aconteça. 

Cada administradora ofertante tem uma maneira de trabalhar nas assembleias. Elas podem funcionar uma vez ao mês ou várias vezes, aumentando as chances do participante de ser sorteado e receber a carta de crédito.

Um valor que a empresa precisa ter, ainda mais se você está com pressa de ser contemplado, é  transparência. Isso porque para saber qual é o grupo ideal e qual lance é adequado, o participante precisa saber de dados como a média de contemplação e o número de cotistas.

Outro dado importante é a média dos lances anteriores, mais precisamente todos os que foram realizados nos últimos três meses. Se o dinheiro que você pretende usar para um lance estiver na média para cima, vale dar uma olhada no grupo. Já aqueles que ultrapassam seu orçamento, não são recomendados.

Com as regras do contrato determinadas pela lei, a administradora tem o dever de entregar a carta de crédito da mesma forma que o consorciado precisa se comprometer em pagar todas as mensalidades impostas no contrato firmado. 

É bom lembrar que todo consórcio precisa ser aprovado pelo Banco Central, responsável por normalizar, autorizar e supervisionar as atividades, promovendo maior garantia aos participantes e à administradora. É possível consultar diretamente no site do BC quais empresas são autorizadas a realizar o autofinanciamento. 

Na Unidas Consórcio, por exemplo, as condições e regras se adequam bastante a diversos perfis de consumidores. Com o Lance Livre, você oferta um percentual da carta de crédito. O maior lance é o vencedor.

Já no Lance Fixo, o lance é um percentual pré-definido, podendo ser entre 25% e 50% do valor total do crédito. Nessa modalidade, você tem o benefício do Lance Facilitado, que permite utilizar até 25% da carta de crédito para completar o lance. 

Vantagens do consórcio

Fazer um consórcio é mais econômico do que um financiament
Fazer um consórcio é mais econômico do que um financiament
Foto: Depositphotos

Além de ser uma boa opção para investir dinheiro, o consórcio também dá flexibilidade para a condição de cada participante. Isso porque muitas administradoras oferecem a possibilidade de pagamento completo do consórcio no período que o consorciado preferir. 

Ou seja, se alguns consórcios possuem até 60 meses para pagar, o participante pode escolher entre 5, 10, 12, 20, 40 ou o tanto de meses mais acessível para facilitar seu acesso à carta de crédito. 

Aliás, em um consórcio existe menos burocracia do que em um financiamento comum porque o consorciado é um investidor e não precisa pagar uma entrada para adquirir seu bem de consumo. Assim, basta pagar as parcelas e esperar o momento de ser sorteado. Há também a garantia de uma taxa de administração inexistente ou bem menor do que a de um financiamento.

A contemplação pode acontecer a qualquer momento. Tanto no começo do processo quanto no final. Ou seja, existem chances de receber a carta de crédito após o primeiro pagamento da parcela, como também pode ocorrer do participante ser contemplado apenas no pagamento do último boleto. Isso se ele não optar pela oferta de lance, né?!

Então, se você vai realizar o sonho de comprar um carro com o consórcio e quer antecipar a contemplação, a dica é não desistir de dar lances. É comum que a proposta não seja vitoriosa logo de cara, mas se o dinheiro já está separado para este fim, insista que com certeza as chances de receber a carta de crédito serão potencializadas sem quaisquer prejuízos. 

Unidas Consórcio sem burocracia 

Se você procura por mais facilidade na hora de garantir seu carro, o Unidas Consórcio é a melhor escolha. Sem juros, pagamento sem entrada, sem taxa de adesão e contemplação por sorteios e lances transformam a chance de adquirir o veículo dos sonhos na maneira mais prática e que cabe no seu bolso sem esforço. 

Os planos para o consorciado variam o número de parcelas e é possível escolher o que for mais conveniente para o participante. São 36, 50, 60, 70 e 80 meses para pagar. Nos planos de 36, 50 e 60 meses, há a possibilidade de escolha do plano ‘’mais por menos’’, que consiste no pagamento de parcela reduzida até o final do consórcio. 

Além disso, com as condições especiais de pagamento e a possibilidade de utilizar seu carro usado como lance, um consórcio sai bem mais em conta do que um financiamento comum. Sua economia vai do começo do planejamento financeiro até a sua contemplação oficial. 

O Unidas Consórcio ainda é a opção mais segura para garantir seu novo ou seminovo porque a Unidas é a segunda maior locadora de veículos do Brasil. São 35 anos de mercado, uma frota de 160 mil carros e unidades em todo território nacional.

Se já bateu a vontade de contratar, é só preencher o formulário no site do Unidas Consórcio e fazer a sua simulação. Chegou a hora de realizar o sonho do carro novo! 

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade