PUBLICIDADE

Consórcio de carros

É possível comprar seminovos com carta de crédito?

Diferente do que muitos pensam, também dá para comprar seminovos com carta de crédito. Confira as vantagens!

20 jan 2022 10h00
| atualizado em 28/1/2022 às 07h06
ver comentários
Publicidade
Veja tudo que está envolvido na compra de um seminovo
Veja tudo que está envolvido na compra de um seminovo
Foto: Depositphotos

Ao utilizar um lance ou esperar a chance de ser contemplado espontaneamente no consórcio, o participante recebe uma carta de crédito no valor do modelo do automóvel escolhido. Ainda existe um senso comum de que ela é feita para adquirir um carro novo, mas também pode ser usada para comprar seminovos!

O valor fica por conta do participante. Caso escolha um modelo com um valor abaixo do assinado no contrato, o restante do montante fica para abater o valor das parcelas para a administradora. E, se preferir, no caso do Unidas Consórcio o cliente ainda pode resgatar o valor da carta de crédito e fazer a compra do jeito que achar melhor!

Então, se você está em dúvidas de que tipo de automóvel escolher, vale conferir as vantagens de comprar um seminovo com a sua carta de crédito

O que é carta de crédito?

A carta de crédito garante o poder de compra à vista
A carta de crédito garante o poder de compra à vista
Foto: Depositphotos

A carta de crédito é a contemplação de um consórcio. Ao fechar um contrato, o participante acompanha as assembleias diretamente e pode ser o grande contemplado da vez ao ter o número – recebido ao assinar o contrato do consórcio – sorteado. Ela pode ser utilizada para comprar um carro ou como uma forma de investimento. Dessa forma, ao receber a carta, o consorciado pode optar por receber o dinheiro de acordo com as regras impostas pela administradora.

Entretanto, para receber a carta de crédito, é necessário estar em dia com as parcelas do consórcio. Caso o participante seja sorteado e esteja devendo alguma quantia para a administradora, o número mais próximo da cota é contemplado para utilizar sua carta de crédito.

É bom lembrar que não existe possibilidade de troca do item adquirido pelo consórcio. Se a escolha foi um carro, então não é possível utilizar a carta de crédito para comprar um imóvel, por exemplo. Em todo o caso, ela garante a vantagem do poder de compra à vista.

Como comprar seminovos com a carta de crédito?

Conversar com a administradora sobre todos os detalhes na hora de fazer o contrato é essencial
Conversar com a administradora sobre todos os detalhes na hora de fazer o contrato é essencial
Foto: Depositphotos

Sendo o contrato do consórcio associado a um bem móvel, o consorciado pode utilizar a carta de crédito com tranquilidade para adquirir o modelo ideal do carro seminovo que atenderá suas necessidades. Além disso, assim como um consórcio de um carro novo, o participante também pode oferecer o valor de um carro usado em um lance durante a assembleia para antecipar as prestações e ser contemplado mais rápido.

Entretanto, a compra de um veículo seminovo com a carta de crédito vai depender das condições contratuais da administradora. É importante ver se foi acordado um limite do ano de fabricação do veículo, tornando impossível a compra de modelos mais antigos. Inclusive, algumas administradoras garantem a oportunidade de o contemplado ir até à concessionária da sua escolha e comprar o modelo que quiser, de acordo com os valores adquiridos. Basta  realizar a comunicação direta com a responsável pelo consórcio.

Quais as vantagens de investir em um seminovo?

Seminovos podem sair  por preços de veículos nunca usados e com muito mais benefícios
Seminovos podem sair por preços de veículos nunca usados e com muito mais benefícios
Foto: Depositphotos

Com um valor mais em conta, é possível adquirir um seminovo bom o suficiente para suprir necessidades básicas e ainda assim acrescentar mais conforto para o comprador. 

Ao investir em um seminovo, há a possibilidade de escolher um modelo mais robusto, com muito mais opções para a sua segurança e pagar um preço acessível por isso. O investimento não fica somente em um veículo usado, mas em algo moderno com airbags, sistema de frenagem avançado, câmeras laterais e traseiras e sensores de colisão, com garantia e proteção de fábrica.

É importante ressaltar que a economia de combustível também entra no pacote de vantagens de adquirir um seminovo. Isso porque um carro zero quilômetro que possui um sistema híbrido e com boa potência podem custar preços altíssimos, enquanto um seminovo da mesma categoria estaria com um valor que cabe no bolso e ainda seria uma opção válida para a revenda no futuro, pois muitos procuram um veículo com preço menor e baixo consumo de gasolina ou álcool.

As opções na hora de escolher um carro usado são sempre maiores. Há uma imensa vantagem de negociação, diversos lugares que revendem veículos, sejam na internet ou em lojas físicas. Ou seja, é um leque maior de oportunidades no momento de escolher pelo meio transporte do dia a dia. 

Além disso, sair com o carro por aí é muito mais rápido e fácil. Um seminovo requer menos burocracias na negociação e basta o pagamento, seja à vista ou parcelado, junto ao ajuste correto da documentação para retirá-lo da concessionária.

Para as pessoas que trocam de carro com frequência, comprar modelos seminovos é uma prática que faz o dinheiro render. Ao trocar um carro com pouco tempo de uso, os modelos mantêm-se num preço elevado e com uma boa qualidade de revenda, sendo assim, é possível ter sempre um carro com a manutenção em dia sem precisar arriscar em modelos mais novos e preços altos.

Existem mais vantagens em garantir um seminovo:

  • É ideal para motoristas iniciantes que não querem arriscar causar algum dano em um carro zero quilômetro;
  • Os custos da documentação são mais baixos, inclusive pelo emplacamento de um veículo nunca utilizado;
  • O IPVA é menor porque coincide com o valor do bem.

O que observar antes de escolher o seminovo perfeito

Listar suas preferências como motorista é importante antes de escolher o carro
Listar suas preferências como motorista é importante antes de escolher o carro
Foto: Depositphotos

Estar sempre consciente de quanto quer gastar, quais são os objetivos e planejar quais as finalidades do carro são perguntas tradicionais que devem ser feitas ao pensar em comprar um seminovo.

Para quem está pensando em comprar um carro, muitas vezes um zero quilômetro não é a melhor opção. Começar o processo escolhendo as marcas favoritas pode ser a melhor ideia para dar o pontapé inicial da jornada de escolher o veículo.

É necessário analisar os modelos mais vendidos, seu funcionamento, consumo de combustível e até se as peças do veículo são mais caras ou possuem preços mais saudáveis para os bolsos. 

Isso porque alguns carros mais antigos podem precisar de peças que acabam saindo mais caras, inclusive se o carro não for muito popular nas ruas, ou então se ele tiver uma fama de comparecer tempos demais no mecânico. Dessa forma, escolher um carro que possa causar mais prejuízos – e que ocasionalmente vai custar mais caro que a sua carta de crédito – pode não ser a melhor opção.

É por isso que o barato pode sair caro. Ao escolher um modelo, um valor que fica bem acessível pode crescer os olhos, mas não vai trazer benefícios quando o assunto é vida útil. Já falamos sobre Custo de Oportunidade.

Aliás, realizar um test-drive é bem importante para ter certeza se aquele seminovo será o escolhido. Um exemplo é a troca entre carros manuais e carros automáticos. Embora o carro automático seja mais prático, o costume pode fazer com que ele seja mais difícil para alguns, enquanto para outros só proporciona conforto e satisfação. O test-drive vai funcionar como um guia para saber se um carro automático é a escolha certa e necessária para a compra.

Também é interessante saber exatamente para quantas pessoas o veículo ficará à disposição. Se apenas uma ou duas pessoas usarem o veículo, escolher um modelo mais robusto pode acabar em um gasto desnecessário de gasolina. Isso porque os carros mais potentes utilizam mais combustível.

Inclusive, avaliar o carro para a revenda é essencial. Por não ser um carro zero quilômetro, ele pode perder seu valor mais facilmente com o passar dos anos, além de envelhecer mais rápido. Então, escolher um modelo avaliando a depreciação do veículo a cada ano e considerando a relação do carro com o mercado atual é uma estratégia excelente para não perder dinheiro quando chegar a hora de escolher um modelo mais novo.

De todo o modo, estar atento à documentação do carro usado é muito importante na hora de realizar uma compra segura. Por meio do número do Renavam, é possível saber quais pendências administrativas existem e a procedência do veículo.

Unidas Seminovos: o lugar ideal para comprar seu seminovo!

Além de possuir um site super funcional para auxiliar na sua escolha e conhecimento sobre a compra do seu seminovo, a Unidas Seminovos ainda te dá a opção de escolher por marcas, categorias, mais buscados e inclusive os valores exatos de cada modelo.

Aliás, a Unidas Seminovos é o lugar ideal porque você economiza do começo ao fim. Na prática, seu IPVA de 2022 sai completamente grátis e não é o único benefício! Seu pagamento pode ser feito diretamente por PIX, para garantir agilidade, segurança e modernidade na compra do seu seminovo. 

Inclusive, existe a garantia de procedência, porque todos os carros do estoque  são parte da frota Unidas, com quilometragem real verificada. Esse estoque de qualidade, aliado à experiência da Unidas no mercado de veículos seminovos é um grande diferencial na hora da compra de um carro.

Você pode escolher uma Unidas perto de você sem problemas ou então fazer a sua negociação on-line através do WhatsApp de algum dos vendedores, pelo chat no site, telefone ou até e-mail, fica a escolha do que for melhor e mais tranquilo para o cliente.

O Unidas Consórcio é a melhor opção para quem quer comprar um carro

Se sua vontade é ter o carro dos sonhos agora, o Unidas Consórcio é a escolha certa. Você escolhe o valor da parcela e não paga taxa de adesão ou juros! E não se esqueça, ser contemplado é fácil e rápido, ainda mais se você fizer um lance durante uma assembleia.

É bem fácil fazer a simulação do consórcio
É bem fácil fazer a simulação do consórcio
Foto: Unidas

E o melhor é que no site do Unidas Consórcio você pode fazer uma simulação de quanto vai ficar todo o seu contrato. Basta escolher o valor da parcela que deseja, em quantos meses pretende pagar, preencher os dados do formulário e analisar as informações disponíveis para ficar a parte de como será fácil garantir seu carro novo ou seminovo.

Assim como toda conquista, é preciso dar o primeiro passo em direção ao seu objetivo. Então, se sua meta é comprar um seminovo com sua carta de crédito, clique aqui e comece agora mesmo!

Fonte: Redação Terra
Publicidade
Publicidade