PUBLICIDADE

Carro por Assinatura

Vantagens da assinatura de carros

Afinal, vale a pena financiar um veículo, alugar um, ou há outras alternativas de ter um modelo 0 km à sua disposição?

12 nov 2021 11h51
| atualizado em 24/11/2021 às 12h52
ver comentários
Publicidade
O que levar em conta para fazer assinatura de carros?
O que levar em conta para fazer assinatura de carros?
Foto: Depositphotos

Passado o período de pandemia, com a normalização da rotina de estabelecimentos (do trabalho ao lazer), sair de casa pode voltar à mente dos brasileiros que deixaram o carro na garagem durante um bom tempo. Afinal, vale a pena financiar um veículo, alugar um, ou há outras alternativas de ter um modelo 0 km à sua disposição? Pois esta é a proposta da assinatura de carros, escolha que se mostra vantajosa para diversos perfis de motoristas.

O que é a assinatura de carros?

A assinatura de carros é uma modalidade em que o motorista apenas escolhe o veículo que deseja e paga uma mensalidade pelo seu uso, sem precisar se preocupar com taxas, impostos, seguro e manutenção: tudo já está incluído dentro do pacote de assinatura.

Diferente do simples aluguel, a assinatura de carros se define como um modelo de contratação a longo prazo, variando entre 12 e 48 meses, estipulando também a quilometragem que você pretende rodar por mês (como entre 1 mil e 3 mil km). Para quem quiser estender este prazo, descontos especiais geralmente acontecem na renovação da sua assinatura.

Além disso, o processo se aproxima muito do que seria feito caso você fosse comprar um carro zero quilômetro. Você escolhe o modelo, a cor e demais especificações do veículo, podendo ir dos mais básicos aos mais luxuosos. Quem quiser trocar de carro no fim do contrato também pode, ou basta somente devolver o veículo ao estabelecimento responsável.

A assinatura de carros se distancia de outros modos de obtenção de um veículo. Por exemplo: diferente da alternativa recente chamada car sharing, que consiste em reaproveitar um carro compartilhado entre motoristas (durante um curto período), na assinatura de carros você tem um veículo novo, sempre à sua disposição, com um contrato extenso.

Isso também difere do leasing, modalidade que se assemelha ao financiamento, porém com taxas de juros menores. No caso do leasing, a instituição financeira é a proprietária do veículo e o motorista paga uma mensalidade pelo uso – entretanto, deve arcar também com todos os custos relativos a impostos, taxas, manutenção e seguro. Ao final do leasing, o veículo pode ser devolvido ou então ser adquirido pelo valor residual estipulado pelo banco.

As vantagens da assinatura

Vantagens da assinatura de carros
Vantagens da assinatura de carros
Foto: Depositphotos

A assinatura de veículos apresenta boas vantagens sobre a compra de um carro 0 km, como menos burocracia ao assinar o veículo e zero risco de depreciação, visto que o carro é de propriedade da locadora – que assume a depreciação, ficando responsável pela revenda do veículo

Os assinantes costumam ter o perfil de motorista que não quer complicação, ou que não tem todo o dinheiro na mão para realizar um pagamento à vista do veículo ou dar de entrada no financiamento. Por isso, em alguns casos é possível inclusive conseguir um modelo até acima da categoria desejada, pagando um valor que caiba no bolso. Acima de tudo, na assinatura há comodidade: o seguro, as revisões e demais despesas são embutidas no valor da parcela.

Mais uma situação seria você ter um veículo por assinatura (caso ele seja indispensável para sua rotina) enquanto guarda dinheiro para a compra de outro. Dessa forma, você não precisa se preocupar com não ter um carro à disposição, enquanto investe na aquisição com os dias/anos contados.

Pessoas que se mudam para uma cidade distante temporariamente – como estudantes universitários, ou profissionais alocados em um projeto por tempo determinado – podem aproveitar a facilidade da assinatura de veículos, sem se preocupar em transportar seu carro da sua cidade de origem para a nova cidade.

Se você faz parte de uma grande família que terá múltiplos condutores, é só fazer o registro de condutores adicionais. Assim, caso haja um eventual problema ou acidente, a empresa responsável por te fornecer a assinatura terá todo o controle, sem preocupar os motoristas.

E você que já possui um veículo e quer assinar um carro novo, fique tranquilo, pois empresas como a Unidas Livre possuem parcerias para vender o seu usado sem maiores preocupações. Desta forma, tudo fica mais fácil: enquanto você utiliza o carro assinado, você pode guardar dinheiro e utilizá-lo como quiser, enquanto tem um veículo (que pode ser até melhor que o seu atual) zerado.

Problemas eliminados com assinatura de carros

Problemas eliminados com assinatura de carros
Problemas eliminados com assinatura de carros
Foto: Depositphotos

Mais uma vantagem é se você tem o costume de trocar de carro com frequência, em especial se esta frequência for anual. Ao invés de passar pelo mesmo processo de compra e venda com regularidade, que tal fazer um contrato de 12 meses e sempre ter um carro novo?

Outra preocupação anulada pela assinatura é a de desvalorização do veículo. Carros novos (dos últimos cinco anos) podem perder cerca de 10% ao ano do seu valor inicial. Com os mais antigos a porcentagem diminui, mas é inegável que basta colocar a chave no contato do seu carro zero para o valor dele decrescer.

Em certos casos, como naqueles em que os motoristas optam pela categoria de luxo, a desvalorização consegue ser ainda maior do que o valor das assinaturas. Por causa desta equivalência, ao equilibrar com as outras vantagens, deixar de financiar pode ser uma saída econômica. Somado à potencial desvalorização, você também não precisa se preocupar com a revenda do carro quando escolhe a assinatura de carros.

Se houver algum problema, em termos de manutenção, basta entrar em contato com a empresa da assinatura via aplicativo. Este é um jeito prático e ágil de checar seus pagamentos, documentação, possíveis multas e prezar por sua segurança.

Exemplos de serviços a contratar

No caso da Unidas Livre, empresa que faz a assinatura de carros, você não precisa se preocupar em ficar sem carro por imprevistos de revisão ou conserto do modelo que está com você. Basta contratar imediatamente um carro reserva, com um modelo mais básico.

Na hora da contratação, você também pode ter um carro provisório caso esteja esperando o seu modelo chegar. Isso funciona com quem precisa da pronta entrega, de emergência. Afinal, seu novo veículo irá sair da fábrica, precisando de um curto período para ficar pronto.

Falando em segurança e em personalização do veículo, no caso da Unidas há outra facilidade: a vantagem do “Leva e traz”, sendo a busca e devolução do seu carro durante a manutenção. No caso de certos modelos, também é possível escolher a blindagem completa, algumas com cinta de pneu.

Para a franquia de quilometragem contratada, um benefício extra é acumular o que você não utilizar ao mês para o limite do mês seguinte. Então sua média final, pelos cálculos do quanto você pode rodar, acaba sendo baseada em um intervalo ainda maior.

Dentre os modelos, pode-se escolher a aplicação de insulfilme, uma pintura metálica e um carro reserva à disposição. Por conta de a mensalidade ser fixa, há mais margem para você se planejar e de pensar no melhor custo-benefício do seu carro novo, tendo todo o conforto e itens adicionais escolhidos a dedo por você. Além da personalização, como comodidades, a Unidas lista a seguinte descrição de serviços:

  • O cliente escolhe o período e o pacote de quilometragem mensal;
  • O carro é 0km e personalizado pelo cliente;
  • Ao final do contrato, o cliente pode renovar a assinatura e escolher outro modelo 0km para dirigir;
  • Cliente livre de gastos e burocracias relacionados ao veículo;
  • O cliente não precisa se preocupar com desvalorização ou revenda do carro usado;
  • Assistência e suporte 24 horas;
  • Possibilidade de gerir os dados on-line;
  • Condutores adicionais sem custo extra;
  • Viabiliza a venda do seu usado com excelente avaliação, junto de uma empresa parceira;
  • Possibilidade de receber o carro em casa.

Pensando no futuro

Pensando no futuro da assinatura de carros
Pensando no futuro da assinatura de carros
Foto: Depositphotos

Estruturar sua vida a longo prazo, considerando que você não precisará pagar pelo valor cheio de um carro, te livra de qualquer obstáculo ou imprevisto possível, por conta das facilidades trazidas com a assinatura de carros. Considerando a mensalidade fixa de certos serviços, você tem um maior conforto e poder de previsibilidade para se programar a longo prazo também.

Caso você passe 5 anos para concluir a compra de um carro por meio de financiamento, ao final do período você terá um carro já defasado e com quilometragem alta. Com a assinatura de veículos, dependendo do prazo estipulado em contrato, você poderá ter um veículo novo a cada ano, sempre com baixa quilometragem e um modelo atualizado.

Pensando mais à frente, estima-se que até 2026, 1 a cada 10 veículos vendidos na América do Norte e na Europa serão para a finalidade da assinatura de carros. Assim como vemos na assinatura de serviços de streaming, onde basta um clique para assistir o filme que você quiser, o futuro dos carros será este. Use a hora que quiser, renove sua assinatura e aproveite sem a dor de cabeça de venda/revenda.

Com melhorias na tecnologia e em diversos sistemas de entretenimento a bordo do seu veículo, os consumidores se tornaram mais exigentes a respeito do que desejam no próprio carro. Por causa disso, mensalidades de aluguel e financiamento engordam, mas estas são complexidades que os assinantes se livram, sem abandonar o conforto e o imediatismo de ter acesso às últimas tecnologias do mercado.

Por estes e outros motivos, a assinatura de carros tem se tornado a primeira escolha de muitos motoristas pelo Brasil. O Unidas Livre, pioneiro no carro por assinatura, opta por aplicar mensalidades fixas ao invés de contrato com reajuste anual (por IPCA/IGP-M). Assim, você pode andar em um carro 0 km sem burocracias, ficando só com as partes boas de ter um carro 0 km.

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade