PUBLICIDADE

Mercedes AMG revela cupê conceito elétrico rival do Taycan

Com design aerodinâmico e plataforma modular, conceito Mercedes Vision AMG antecipa esportivos elétricos da marca e pode chegar em 2025

21 mai 2022 07h00
ver comentários
Publicidade
Mercedes-AMG Vision AMG
Mercedes-AMG Vision AMG
Foto: Daimler/Divulgação

A Mercedes-AMG revelou nesta sexta-feira (20) o conceito Vision AMG. Com carroceria cupê de quatro portas e design aerodinâmico, o modelo apresenta pela primeira vez a nova plataforma AMG.EA, que será a base para todos os carros elétricos esportivos da montadora alemã nos próximos anos. A Mercedes pretende desenvolver apenas carros elétricos a partir de 2025, incluindo uma versão de produção do Vision AMG.

Esteticamente, o conceito lembra bastante o conceito Mercedes Vision EQXX. Assim como no modelo revelado no início deste ano, o Vision AMG adota superfícies fluidas e aerodinâmicas, para reduzir o coeficiente de arrasto da carroceria. Na dianteira, a grade frontal de design fechado conta com barras iluminadas na vertical e contorno externo tridimensional. 

Mercedes-AMG Vision AMG
Mercedes-AMG Vision AMG
Foto: Daimler/Divulgação

O logotipo da Mercedes é posicionado no capô do carro, e os faróis trazem três elementos de LED que formam uma estrela estilizada e tridimensional da Mercedes-Benz. Na lateral, as janelas laterais e traseiras são pintadas na mesma cor prateada do cupê, e rodas de 22’’ contam com design aerodinâmico e bordas estilizadas com o logotipo da AMG, além de listras na cor da Petronas, patrocinadora master da equipe Mercedes-AMG na Fórmula 1.

A conexão direta com a equipe Mercedes-AMG Petronas F1 também aparece em outros detalhes do carro, como a pintura prateada com um padrão de estrela de grande formato nas laterais e nas asas traseiras, elementos funcionais em fibra de carbono exposta, e ainda elementos nas soleiras e difusor nas cores da Petronas. Na traseira, o Mercedes Vision AMG tem lanternas triplas em formato redondo na parte inferior da carroceria. 

Mercedes-AMG Vision AMG
Mercedes-AMG Vision AMG
Foto: Daimler/Divulgação

Por enquanto, a Mercedes-AMG não divulgou informações sobre o interior ou especificações sobre a motorização do Vision AMG. No entanto, a montadora alemã adiantou que o modelo será equipado com o inovador “Axial Flux Motor”, um motor desenvolvido em parceria com a Yasa, subsidiária do grupo Mercedes-Benz. De acordo com a marca, o sistema terá um “design compacto e leve, fornecendo substancialmente mais potência do que os motores elétricos convencionais”.

“A AMG está se reinventando e sempre defendemos aquela dose extra de emoção, de trazer recursos aerodinâmicos inovadores e soluções criativas. Estamos desenvolvendo tudo do zero, desde a plataforma dedicada AMG.EA até a revolucionária tecnologia de transmissão com a qual levaremos a mobilidade elétrica de alta performance a um nível totalmente novo”, diz Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-AMG.

Além disso, apesar da bateria no piso entre os eixos, o conceito fica consideravelmente mais baixo que o sedã EQS e, graças ao seu piso interior inteligentemente projetado, oferece muito espaço interno. Vale lembrar que o plano da Mercedes inclui três plataformas modulares exclusivamente elétricas, para carros de passeio (MB.EA), modelos esportivos (AMG.EA) e veículos comerciais leves (VAN.EA). 

Com isso, a montadora alemã pretende padronizar diversas etapas de produção, aumentando a economia de escala e permitindo que as baterias de nova geração sejam utilizadas em 90% dos carros elétricos do grupo. Prevista para estrear globalmente em 2025, a versão de produção do conceito Mercedes Vision AMG pode ser concorrente do Porsche Taycan e do Audi RS e-tron GT.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade