Toyota Corolla Cross 2025 ganha novos itens e "segura" preço
Na primeira atualização desde o lançamento, SUV ganha, finalmente, freio de estacionamento eletrônico, entre outras mudanças
O novo Toyota Corolla Cross 2025 teve mudanças e valores revelados nesta segunda-feira (22). O SUV ganhou mais de dez novos itens de série em suas versões topo de linha. Equipamentos inclusive, aguardados e desejados pelo público já há muito tempo.
Trata-se da primeira atualização do SUV desde que foi lançado no Brasil, em 2021.
Mas a parte boa não acaba por aqui. Para alavancar as vendas da linha 2025 já no começo, a Toyota apostou em uma estratégia muito perspicaz ao manter os valores da linha 2024 para as versões eletrificadas.
Isso mesmo! Apesar dos retoques visuais e novos itens, o SUV da fabricante japonesa não teve sequer um centavo de aumento nas configurações híbridas. Mas vale salientar que os valores do Corolla Cross 2025 não devem se manter estáticos por muito tempo.
Preços Toyota Corolla Cross 2025:
Corolla Cross XR 2.0: R$ 164.990 (linha 2024: R$ 162.590)
Corolla Cross XRE 2.0: R$ 178.590 (linha 2024: R$ 177.390)
Corolla Cross XRX 2.0: R$ 191.790 (linha 2024: R$ 190.290)
Corolla GRS 2.0: R$ 197.790
Corolla Cross Hybrid XRV: R$ 202.690
Corolla Cross Hybrid XRX: R$ 210.990
Pintura metálica: R$ 2.020
Pintura pérola: R$ 2.330
O Corolla Cross chega à linha 2024 com alguns retoques visuais, compartilhando a mesma estética do modelo tailandês. A grade dianteira foi redesenhada e agora é integrada à carroceria, formando uma única peça.
Com formato colmeia, a nova grade chama atenção pelo seu design futurista, lembrando muitos carros-conceito que víamos nos salões dos automóveis alguns anos atrás.
Considerando o nosso conhecimento sobre o mercado automotivo e o tato que temos em relação aos consumidores, podemos sugerir que a nova grade irá dividir a opinião do público, sendo tipo "ame ou odeie". Nós amamos. Porém, quando se trata de coisas subjetivas, como o que é feio ou bonito, a opinião que realmente importa é a sua.
Ainda falando da dianteira, o modelo também ganhou novo conjunto óptico. Na linha 2025 o farol alto e baixo são integrados a uma única lente. E as luzes de direção passam a ser sequenciais e tridimensionais. Porém, nem todas as versões serão angariadas com essa e outras novidades. Abaixo listaremos detalhamente o que cada versão ganhou.
Outro acréscimo feito à lista de equipamentos do modelo foi a inclusão de mais dois sensores dianteiros para aprimorar também a qualidade do suporte de frenagem de estacionamento. A traseira também é equipada por quatro sensores.
Aproveitando que estamos falando da traseira, outra novidade que já estava mais do que na hora de chegar é a funcionalidade de abertura e fechamento elétrico do porta-malas, que pode ser feito por um clique no botão localizado na tampa do porta-malas ou pela chave do veículo.
O habitáculo do Corolla Cross também recebeu alguns retoques, passando a exibir novas combinações de texturas e cores no acabamento. Uma pena que não tenha melhorado a qualidade do acabamento da parte superior do painel, que continua em plástico duro. O que é uma lástima, considerando que estamos falando de um carro com valores entre R$ 164.990 e R$ 210.990.
E não foi por falta de aviso do público. Pois, apesar do Corolla Cross ser um sucesso de vendas, ele perde muitos emplacamentos para o seu rival direto Jeep Compass, principalmente por conta do acabamento interno.
Pelo menos agora ele conta com painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas, que agregou valor ao seu design interno. Carregador por indução também foi somado à lista de equipamentos. Só ficou devendo uma entrada USB-C.
Na verdade, esse é um detalhe que todas as fabricantes deveriam se atentar e passar a oferecer os dois tipos de entrada para facilitar a vida dos usuários do carro. Se ao menos o espelhamento fosse sem fio, o carregador por indução poderia suprir essa necessidade.
Por fim, uma das novidades mais aguardadas é o freio de estacionamento eletrônico. O Corolla Cross passou quatro anos sendo criticado por ter chegado ao nosso mercado com o arcaico freio de estacionamento acionado pelo pé. Finalmente, o freio de estacionamento não será mais seu calcanhar de Aquiles.
Toyota Corolla Cross: itens de série adicionados à linha 2025
XR 2.0
• Nova grade dianteira
• Novas combinações de acabamento interno
XRE 2.0
• Itens da versão XR +
• Freio de estacionamento eletrônico
• Painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas
• Carregador por indução
• Iluminação ambiente
• Acréscimo de dois sensores dianteiros
• Novas rodas em liga leve aro 18 polegadas
XRX 2.0
• Novo conjunto óptico com farol baixo e alto integrados a uma única lente
• Fechamento e abertura automática do porta-malas com opção abertura mãos livres
• Controle de Cruzeiro Adaptativo para todas as velocidades (ACC)
XRE Hybrid
• Mesmos itens da versão XRE 2.0
• Distintivo na lateral do carro com a nova identidade global da Toyota para neutralidade de carbono
XRX Hybrid
• Mesmos itens da versão XRX 2.0
• Distintivo na lateral do carro com a nova identidade global da Toyota para neutralidade de carbono
Motor
O Toyota Corolla Cross 2025 não teve nenhuma alteração na motorização ou recalibração ou acréscimo de qualquer item que pudesse aprimorar ou piorar a performance do SUV. Para não dizer que não teve sequer algum ajuste, as versões 2.0 receberam a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery).
As versões com motor 2.0 aspirado entregam
169/175 cv de potência (G/E) e 209 Nm de torque e o Corolla Cross Hybrid ou Corolla Cross HEV como foi rebatizado é equipado com o motor 1.8 a combustão de 101 cv e dois elétricos de 72 cv, e 142 Nm de torque. A potência combinada é de 122 cv 163 Nm de torque.