Gol GTI, Fusca e Kombi terão "certidão de nascimento" da Volkswagen
Volkswagen do Brasil lança Certificado de Veículos Clássicos para carros produzidos há mais de 20 anos no país; veja quanto o serviço custa
Boa notícia para quem tem um carro clássico da Volkswagen no Brasil. A montadora alemã anunciou nesta terça-feira, 28, o lançamento de seu Certificado de Veículos Clássicos. Já oferecido na Alemanha, o documento reconhece as características e dados originais dos carros produzidos no país há pelo menos 20 anos.
De acordo com a Volkswagen, a iniciativa pode ser muito útil para a preservação e restauração dos carros clássicos da marca. Trata-se, portanto, de uma "certidão de nascimento" do veículo, emitida no nome do atual proprietário e com um número de série único, que garante a rastreabilidade e autenticidade, evitando falsificações do documento.
O Brasil é apenas o segundo país em que a VW oferece este serviço no mundo, depois apenas da Alemanha. De acordo com a marca, o documento é criado a partir da base de dados de produção da marca no Brasil, que remonta às origens da operação nacional, nos anos 1950.
Até o fim dos anos 1980, as informações eram registradas em fichas de papel, manuscritas, que passaram por diversas modificações ao longo dos anos. Esses documentos eram preservados em microfilmes contendo milhares de fichas cada, que juntos somam cerca de 6,5 milhões de registros.
Para fins de preservação, a Volkswagen agora digitalizou esses documentos, o que também viabilizou a criação dos certificados. Quando o cliente solicita a certidão, a equipe especializada de Desenvolvimento do Produto e de Vendas busca pelas informações de cada veículo em um processo praticamente artesanal.
Depois disso, o certificado é emitido e enviado para impressão. O documento também recebe autógrafo de autenticidade das áreas responsáveis pela preservação destes dados e também da Garagem VW, o Desenvolvimento do Veículo Completo e o Departamento de Imprensa da VWB. O serviço custa R$ 500, mais o custo do frete.
De acordo com a VW, o valor arrecadado com as vendas do certificado será revertido na manutenção financeira da Garagem VW, que reúne modelos do acervo histórico da marca no país. Por falar nisso, os três primeiros carros a receberem o documento foram dessa coleção: uma Kombi ‘Corujinha’ 1960, um TL 1972 e um Gol 1300,o primeiro Gol “placa preta” da história.