PUBLICIDADE

BMW M4 ganha versão exclusiva mais radical e com 550 cv

Com produção limitada a apenas mil unidades, novo BMW M4 CSL é o carro de produção da BMW mais rápido a completar uma volta em Nurburgring

20 mai 2022 18h16
| atualizado às 22h54
ver comentários
Publicidade
BMW M4 CSL
BMW M4 CSL
Foto: BMW/Divulgação

O BMW M4 acaba de ganhar uma versão ainda mais radical. A montadora alemã revelou nesta sexta-feira (20) o novo BMW M4 CSL, o carro de produção da marca mais rápido a completar uma volta no circuito Nurburgring Nordschleife. Baseado no M4 GT3 de corrida, o M4 CSL é mais leve e potente do que o M4 Competition. Apresentado como mais uma das ações da marca em comemoração aos 50 anos da BMW M, o novo BMW M4 CSL terá apenas 1.000 unidades produzidas.

De acordo com a BMW, o novo M4 CSL é um carro de corrida homologado para andar na rua. Ele é baseado no M4 GT3, modelo utilizado em diversas categorias automobilísticas pelo mundo. O novo BMW M4 CSL percorreu os 20 km de Nurburgring Nordschleife em apenas 7 minutos, 20 segundos e 207 milésimos. Assim como a versão utilizada nas pistas, o novo BMW M4 CSL ganhou uma série de componentes mais leves para reduzir o peso total para 1.625 kg. 

BMW M4 CSL
BMW M4 CSL
Foto: BMW/Divulgação

Dentre as novidades, o M4 CSL perdeu o banco traseiro e adotou componentes feitos de fibra de carbono, peças de plástico reforçado com fibra de carbono – como o capô e a tampa do porta-malas, e de titânio – como o silenciador traseiro – em busca de leveza. Além disso, o modelo também ganhou novas rodas de 19’’ na dianteira e de 20’’ na traseira, bancos dianteiros em formato concha, peças de suspensão de liga-leve e freios de cerâmica. 

Ao todo, a dieta rendeu um peso cerca de 100 kg mais leve do que o M4 Competition. Sob o capô, o novo BMW M4 CSL também ganhou novidades. Ele é equipado com um motor 3.0 biturbo de 6 cilindros, que oferece 550 cv de potência – 40 cv a mais do que o M4 Competition – e 650 Nm de torque. De acordo com a BMW, a potência extra foi obtida ao aumentar a pressão do turbo de 1,7 bar para 2,1 bar e com ajustes específicos no gerenciamento do motor. 

BMW M4 CSL
BMW M4 CSL
Foto: BMW/Divulgação

O câmbio é o automático de 8 marchas Steptronic, que também conta com opção de trocas manuais de marcha através de paddle-shifts atrás do volante. A tração é traseira. Já o desempenho é digno de um modelo de corrida. Com uma relação peso/potência de ótimos 2,95 kg por cv, o novo M4 CSL acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos – e chega aos 200 km/h em 10,7 segundos – e atinge uma velocidade máxima de 307 km/h limitados eletronicamente. 

Visualmente, o novo BMW M4 CSL também ganhou modificações. Dentre os destaques, a carroceria é pintada na cor cinza metálico Frozen Brooklyn Grey, e também traz detalhes de acabamento em fibra de carbono aparente e na cor vermelha nas duas aletas no teto, nas soleiras laterais, os emblemas do modelo preto e nas entradas de ar no para-choque dianteiro. Além disso, o esportivo também terá as opções de cor branca Alpine White ou  preto Sapphire Black metálico. 

Na dianteira, a grade frontal duplo-rim de formato vertical também ganhou novas aletas maiores e frisos vermelhos no contorno da peça. Os faróis de LED ganharam assinatura visual na cor amarela, e as lanternas traseiras trazem a tecnologia de LED matricial. Por dentro, o BMW M4 CSL traz bancos esportivos de fibra de carbono, volante revestido em Alcantara e detalhes em couro Merino. Já o painel de instrumentos digital tem 12,3’’ e a central multimídia é de 10,25’’.

BMW M4 CSL
BMW M4 CSL
Foto: BMW/Divulgação

As primeiras unidades do novo BMW M4 CSL serão produzidas a partir de julho deste ano na fábrica de Dingolfing (Munique). O preço inicial será de 165.200 euros na Europa (cerca de R$ 850 mil). Com produção limitada a apenas 1.000 unidades – sendo 250 delas destinadas aos EUA, o novo BMW M4 CSL ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade