WhatsApp: em breve, será possível escolher a qualidade dos vídeos enviados
Recurso já existente no Telegram aparece em versão de teste do WhatsApp
Usuários do WhatsApp poderão, em breve, escolher com que qualidade querem compartilhar vídeos no app. A novidade foi descoberta pelo site WABetaInfo, que encontrou uma ferramenta com opções de qualidade de vídeo na atualização beta v2.21.14.6 para Android, que permite três opções de compartilhamento: Automático (recomendado), Melhor Qualidade e Economia de Dados.
Na opção de envio "Automático", o app determina a qualidade do vídeo de acordo com velocidade da internet e dados. Em "Melhor Qualidade", os vídeos sobem na melhor qualidade disponível, podendo demorar um pouco mais para carregar. Já a opção "Economia de Dados" comprime o vídeo para reduzir o gasto de dados.
As novas opções no WhatsApp são comparáveis às oferecidas pelo Telegram, um de seus principais concorrentes, que desde 2019 permite que usuários escolham diretamente a resolução do vídeo, de 240p a 1.080p, além de saber quantos megabytes serão usados pelo vídeo. No entanto, o WhatsApp ainda não deixa clara qual seria exatamente a resolução da mídia, nem outras informações de processamento.
Atualmente, o tamanho máximo de arquivo permitido para qualquer tipo de mídia no WhatsApp é de 16 MB nos melhores aparelhos Android, o que permite o envio de vídeos de até três minutos, dependendo da qualidade e do modelo do celular. Já no Telegram, os usuários podem enviar vídeos de até 2 GB.
A ferramenta ainda está em desenvolvimento e não tem previsão de data de lançamento para o público geral. No fim de junho, o WhatsApp liberou na versão de testes a opção de "Ver uma vez", que permite que mensagens desapareçam depois de lidas. Também em junho, o WABetaInfo noticiou que o aplicativo em breve permitirá o uso do WhatsApp Web sem precisar de um celular por perto.