Sistema do Santander cai e clientes não conseguem sequer fazer compras
Clientes do banco Santander estão passando por apuros devido a uma falha no sistema do banco. As transações por meio dos cartões de crédito e débito emitidos pelos bancos estão apresentando falhas em diversos estados do país, assim como os terminais de atentimento, o site, os telefones das agências e o aplicativo do internet banking. Absolutamente todos os serviços estão paralisados.
A explicação dada pela assessoria de imprensa do Santander é que os sistemas foram afetados por uma pane elétrica. Até os sistemas internos do banco, aos quais apenas os funcionários têm acesso, estão fora de operação. Ainda de acordo com a assessoria, parte do problema já foi solucionado e espera-se que tudo volte ao normal até o final do dia.
Clientes do banco em todo o território nacional estão relatando nos comentários do site Down Detector que ficaram na mão ao tentar pagar compras com cartões do banco. O início das falhas coincidiu com o horário de almoço, para agravar a situação. Há relatos no Twitter de clientes que não conseguiram pagar suas refeições nos restaurantes:
O #Santander deixou muita gente sem almoçar hoje, todo mundo pendurando a conta ou ficando pra lavar os pratos!
— adrianisia (@adriaob) 28 de fevereiro de 2018
Teve até gente querendo meter o processo no banco pelo vexame que foi obrigado a passar:
Sugiro uma ação por danos morais coletiva contra o #Santander pelo constrangimento geral que está nos fazendo passar @santander_br
— Ciiih Lascou (@Ciii_Queiroga) 28 de fevereiro de 2018
E, claro, muito sarcasmo utilizando as peças publicitárias do Santander:
Apenas funcionar @santander_br pic.twitter.com/dbOD9ojJFc
— sh0wbiz (@robourdonlp) 28 de fevereiro de 2018
Alguns usuários até tentaram poupar os desavisados:
Ae galera, quem for usar qualquer cartao SANTANDER pra pagar qualquer coisa agora fica ligado pq nao ta passando debito, credito, saque, NADA! Olha o constrangimento na hora do almoco
— Miguel (@miguel_alves) 28 de fevereiro de 2018
Até aqui na redação do Canaltech teve quem não conseguiu nem mesmo acessar o app do banco: