PUBLICIDADE

Como a popularização do streaming de TV tem chamado atenção dos hackers.

TVs inteligentes e dispositivos de streaming estão vulneráveis a ataques!

7 fev 2020 - 09h48
(atualizado às 09h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: McAfee / McAfee

Serviços de streaming de TV estão crescendo ano a ano e se transformando em uma nova forma de assistir a séries, esportes e filmes. Hoje, só no Brasil, é possível ter acesso aos mais diversos serviços. Dentre os mais famosos, estão: Netflix, Amazon Prime, Globoplay, HBO GO e agora o recém-lançado Telecine Play. Esse ano o mercado fica mais competitivo com a chegada da Apple TV Plus e para o 2º semestre de 2020 ainda teremos outra novidade: o desembarque da Disney Plus (a previsão é que o serviço estará disponível a partir de setembro de 2020).

O sucesso dessas novas plataformas vem da praticidade em assistir tudo em tempo real, sem ser obrigado a assistir a programação da operadora de TV a cabo. Dados da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – relatou que em um ano, mais de 1,3 milhão de assinaturas de TV foram canceladas.

Com a popularização e o êxito do streaming no país, não é de se estranhar que uma pesquisa realizada pelo The State of Mobile 2019, mostra que o Brasil é o segundo país em horas gastas com streaming, atrás apenas da Índia. Mundialmente, foram gastos mais de US $2,2 bilhões nos cinco principais serviços de streaming em 2018. E sim, a Netflix manteve a 1ª posição como o aplicativo de vídeo mais lucrativo do mundo.

Porém, todo esse resultado tem chamado atenção dos hackers. Muitas contas que não possuem acesso seguro estão sendo invadidas e vendidas na dark web. A dfndr lab revelou que mais de 3,4 milhões de usuários no mundo foram acessadas por cibercriminosos. A pesquisa acredita que esses dados tenham sido capturados através de phishing, ou seja, e-mails ou falsas plataformas, onde o próprio usuário concede todas as suas informações.

Devido ao surgimento desses ataques, é preciso tomar um pouco mais de cuidado com seus apps de streaming. Algumas dicas já conhecidas por aqui podem ajudar a evitar ter a conta invadida. São elas:

  • não clicar em links suspeitos;
  • checar se o site que você acessou é o oficial da plataforma de streaming;
  • não usar a mesma senha para todos os serviços;
  • ter instalado em sua rede de internet um antivírus que proteja e mantenha seus acessos seguros. O Terra Antivírus tem soluções que vão defender seus dispositivos de tentativas de invasão através de e-mails e links maliciosos.

     

Foto: McAfee / McAfee
Fonte: McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade