PUBLICIDADE

TikTok, o app mais baixado por jovens pode estar sofrendo com a segurança

Porque você deve se preocupar com o TikTok?

17 jan 2020 - 10h24
(atualizado em 20/1/2020 às 11h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Fonte: McAfee
Fonte: McAfee
Foto: McAfee / McAfee

Se você é pai ou mãe de um adolescente ou tem irmãos e primos nessa faixa etária, é provável que já tenha ouvido falar em TikTok, um dos apps mais baixados e que virou febre entre os jovens. Mas se você não vive nesse ambiente e nunca ouviu falar, a gente explica: TikTok é um aplicativo onde o usuários grava vídeos curtos (entre 15 e 60 segundos), depois faz a edição desse vídeo, incluindo a dublagem de músicas famosas do momento e compartilha com seus amigos do app.

Esse aplicativo foi desenvolvido na China em 2016 pela ByteDance. De lá pra cá mudou de nome e depois do sucesso na China e EUA, o criador do TikTok comprou o app Musical.ly, que tinha recursos parecidos e se tornou essa febre mundial. Hoje já supera o Instagram e o WhatsApp em número de instalações nas lojas de aplicativo. No Brasil a tendência de crescimento entre os adolescentes só cresce.

E porque a preocupação em segurança?

Recentemente, senadores dos EUA pediram ao Comitê de Inteligência para checar se o aplicativo representa algum tipo de risco de segurança para os Estados Unidos. Outro fator também investigado pela BBC descobriu que o TikTok fracassou ao tentar remover ataques cibernéticos do aplicativo que estavam enviando mensagens sexualmente explícitas para crianças. E também há relatos vindos do Wall Street Journal que afirmam que militantes do Estado Islâmico estão postando vídeos de propaganda no TikTok para recrutamento de jovens.

Existem outros riscos que os adolescentes sofrem com o aplicativo, como o cyberbullyng e o compartilhamento de conteúdo inapropriado sobre sexo, drogas e álcool em excesso. Outra preocupação é a mineração de dados.

Segurança dos jovens

Se seu filho também quer fazer parte desse mundo do TikTok, seja você o administrador da conta dele. Faça o download e sempre que possível de uma olhada no que ele está compartilhando e recebendo. Pense na possibilidade de instalar um antivírus com controle parental. O Terra Antivírus pode te ajudar com essa ferramenta, além de oferecer outras soluções que vão proteger sua família e toda sua casa. Só trabalhando junto com a indústria de tecnologia e de desenvolvimento de aplicativos é que conseguiremos enfrentar todas as ameaças dos cibercriminosos.

Foto: McAfee
Fonte: McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade