Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Robert Francis Prevost: o primeiro Papa americano da história é eleito para liderar a Igreja Católica

O mundo se volta para o Vaticano em um dos momentos mais simbólicos da fé católica

9 mai 2025 - 14h45
(atualizado em 9/5/2025 às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O Papa escolhido foi Robert Francis Prevost Martínez, da ordem agostiniana, com uma trajetória marcada pela missão internacional e liderança pastoral. Sua eleição marca o início de um novo capítulo para a Igreja Católica, que agora será liderada por um pontífice que carrega uma vasta experiência missionária e administrativa.

O anúncio do novo líder da Igreja Católica foi feito uma hora após a fumaça branca subir na chaminé da Capela Sistina. A frase em latim que ecoará da sacada da Basílica de São Pedro - "Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam!" ("Anuncio-lhes com grande alegria: Temos Papa!") - é o sinal de que a Igreja tem um novo sucessor de São Pedro.

Quem é Robert Francis Prevost, nomeado Leão XIV?

É o primeiro Papa americano da história, nascido em Chicago, EUA. Membro da ordem agostiniana, tem uma trajetória marcada pela atuação missionária e pastoral internacional, especialmente no Peru, onde viveu por quase duas décadas e se tornou bispo e cidadão naturalizado.

Reconhecido por seu perfil diplomático e liderança religiosa, foi nomeado em 2023 por Francisco para chefiar o escritório do Vaticano responsável pela nomeação de bispos ao redor do mundo. Apesar de suas origens americanas, Prevost construiu uma carreira voltada para questões globais e culturais, especialmente na América Latina. Sua eleição reflete um equilíbrio entre correntes conservadoras e inclusivas da Igreja, sendo visto como uma figura que transcende fronteiras e busca um pontificado ...

Veja mais

Matérias relacionadas

México está processando Google por mudança de nome no Golfo do México

EUA estavam muito otimistas com a volta de sua indústria nuclear, mas as tarifas criaram um problema

China está lucrando com as tarifas da forma mais inesperada: revendendo gás dos EUA para a Europa

Tesla não queria vender o Cybertruck na China, mas está vendendo tão poucos que já está considerando

Governo dos EUA quer que Meta venda Instagram e WhatsApp; vai começar um julgamento histórico para as grandes empresas de tecnologia

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade