Perigos da IA: pesquisa aponta que 65% dos jovens brasileiros já passaram por situações de risco na internet
A internet é uma ótima ferramenta de comunicação e aprendizado, mas isso não significa que não se deve tomar cuidado durante a utilização dela. A Pesquisa Global de Segurança Online divulgada ontem (11/02) pela Microsoft mostra que 65% dos jovens brasileiros já passaram por alguma situação de risco na internet, seja ela de informação, pessoal ou conteúdo violento.
Risco para meninos e meninas é quase o mesmo
Para a pesquisa foram entrevistados 1006 pais, adolescentes e outros adultos de 19 de julho a 9 de agosto de 2024. Os dados mostam que o percentual de meninos e meninas que sofreram algum tipo de perigo na internet é quase o mesmo. Os riscos foram divididos em três categorias: desinformação, risco pessoal (ameaça de violência, discurso de ódio, cyberbullyin, assédio e abuso), e conteúdo violento (conteúdo extremista de terroristmo, violência gráfica do mundo real). A categoria em que as meninas mais afirmaram ter corrido mais perigo foi no risco pessoal: 49% das entrevistadas afirmaram já ter sofrido, e 39% dos meninos declararam ter passado por isso. O risco de desinformação foi o mesmo para ambos: 53%. Já o de conteúdo extremista foi de 34% para os meninos e 36% para as meninas. Risco sexual também foi maior para elas (16%) do que para eles (14%).
Pesquisa também aponta opinião dos brasileiros sobre Inteligência artificial
Além da segurança, a pesquisa também fez um levantamento do uso de Inteligência Artificial por brasileiros. Os millenials estão na frente dos ...
Matérias relacionadas
Esse é o melhor truque para tirar arranhão do cooktop sem gastar muito