Pelo bem da sua casa, não deixe a chave no tambor da fechadura quando trancar
A segurança das casas está cheia de lendas, e muitas são problemáticas
Nem câmeras de vigilância, nem sensores de abertura em portas e janelas. Nada de fechaduras de segurança ou sistemas biométricos. Trancar a porta à noite e deixar a chave no cilindro é algo que dá uma grande sensação de segurança para muitas pessoas. Por isso, milhões fazem isso diariamente. Porém, como explica no TikTok Samuel Prieto, especialista em segurança do Instituto Superior de Segurança Pública da Espanha, fechar a porta e deixar a chave dentro não traz benefícios e, além disso, pode criar uma falsa sensação de segurança. Isso, sim, é um problema.
Trancar a porta deixando a chave funciona?
Depende. Na verdade, os cilindros de embreagem simples geralmente são sistemas muito básicos e pouco seguros. Eles trancam, mas, na prática, esse bloqueio só é útil contra tentativas legítimas de abrir a porta. Como apontam nossos colegas do Xataka Home, existem métodos (como o uso de ímãs ou chaves mestras) que permitem que qualquer pessoa com o conhecimento necessário abra a fechadura sem dificuldade.
Isso significa que, embora a chave impeça você de abrir a porta caso fique trancado do lado de fora, ela não impedirá que ladrões (e, felizmente, o chaveiro) possam abri-la. No caso de fechaduras de dupla embreagem, inclusive, deixar a chave dentro não serve nem mesmo para bloquear a porta. Ou seja, na verdade pode ser mais fácil de abrir a porta com a chave no tambor da fechadura.
E por que isso pode ser contraproducente?
Porque, assim como acontece com a segurança online, o ...
Matérias relacionadas