Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parecia milagre, virou pesadelo: Anvisa investiga 6 mortes causadas por canetas emagrecedoras

Casos de pancreatite aguda cresceram e acionam alerta sobre o uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer

10 fev 2026 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Uma picada semanal, o apetite desaparece e os quilos reduzem rapidamente. Para milhões de brasileiros, as canetas emagrecedoras pareciam a resposta ideal para o emagrecimento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que investiga seis mortes suspeitas relacionadas ao uso desses medicamentos.Segundo a agência, as notificações envolvem casos de pancreatite aguda, uma inflamação grave do pâncreas.

Notificações de pancreatite têm crescido nos últimos cinco anos

Dados do sistema VigiMed, usado para monitorar eventos adversos de medicamentos no país, mostram um crescimento contínuo das notificações de pancreatite entre 2020 e 2025. No total, 145 casos foram associados ao uso de canetas emagrecedoras nesse período, além de seis mortes sob investigação.

Os medicamentos pertencem à classe dos agonistas do GLP-1, indicada originalmente para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. Entre as substâncias monitoradas estão: semaglutida, liraglutida, lixisenatida, tirzepatida e dulaglutida.

Segundo o levantamento, houve um aumento progressivo de casos: um registro em 2020, 21 em 2021, 23 em 2022, 27 em 2023, 28 em 2024 e 45 em 2025.

A Anvisa informou que a possibilidade de pancreatite já consta nas bulas desses medicamentos como evento adverso conhecido, mas reforçou que as notificações "não significam comprovação de relação direta com o uso do produto".

Uso estético indiscriminado e automedicação podem causar riscos

Remédios desenvolvidos para tratar obesidade ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A casa mais isolada do mundo fica em uma ilha minúscula que só pode ser alcançada saltando de um barco para um penhasco íngreme

O CEO da Disney está se aposentando e deixando a empresa nas mãos do chefe de seu departamento de melhor desempenho — que não é o de filmes

Parece filme, mas é real: moradores trocam o mergulho pela patinação após fenômeno raro congelar o mar na Polônia

O Tinder tentou destruí-la, mas ela deu o troco: criou o rival 'perfeito' e se tornou bilionária

O veredito brutal de Trump: Super Bowl com Bad Bunny não foi entretenimento, é um insulto aos EUA

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade