O Ocidente se deslumbra com o Moltbot, mas a China dá de ombros: já tinha inventado isso há 1 ano
A nova guerra em IA não é pelos chatbots. É pelos agentes que rodam localmente
O fenômeno do fim de janeiro foi o Moltbot, anteriormente conhecido como Clawdbot. Trata-se de um dos agentes de IA mais poderosos do momento, a ponto de alertar sobre seus próprios riscos ainda antes de ser instalado. Um agente que parecia não ter concorrentes e ser único em sua categoria. Estávamos errados.
Embora não tenha feito tanto barulho, em abril de 2025 foi lançado o UI-TARS-1.5, um agente multimodal de código aberto capaz de realizar todo tipo de tarefa dentro de ambientes de desktop. O UI-TARS-1.5 é um agente multimodal projetado para interagir com o mundo digital por meio de interfaces gráficas, usando a própria tela, o mouse e o teclado.
Ele veio pelas mãos da ByteDance, empresa por trás de gigantes como o TikTok e um dos principais players no desenvolvimento de inteligência artificial na China.
A diferença
O 1.5 é um agente de IA projetado para usar um computador como uma pessoa faria. Ele vê a tela, identifica elementos visuais e age por meio do mouse e do teclado.
Diferentemente do Moltbot, não executa código nem comandos diretamente no sistema, mas interage com o PC de fora, no nível da interface. É mais seguro por concepção, porque não pode quebrar o sistema executando código arbitrário. Além disso, ele raciocina antes de cada ação, o que reduz erros acumulados em tarefas longas.
- O UI-TARS não controla seu computador. Ele o utiliza.
- O Moltbot não usa seu computador. Ele o controla.
O UI-TARS interage "conversando" com o seu computador. Ele é capaz de executar...
Matérias relacionadas
Enquanto a IA encarece a memória RAM, na China ocorre o contrário: está muito mais barato
Para limpar o Windows 11: primeira coisa que faço com todo computador novo é usar um script prático