PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Microsoft alerta para falha de segurança grave no Windows e Office

Microsoft avisa que falha zero-day no Windows e programas do pacote Office estão sendo usadas em ataques altamente sofisticados, com foco em espionagem

12 jul 2023 - 21h08
(atualizado em 13/7/2023 às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft emitiu alerta para uma vulnerabilidade crítica no Windows e softwares do pacote Office, que vem sendo usada por cibercriminosos em golpes altamente sofisticados. A brecha permite a execução remota de códigos a partir de documentos comprometidos, enviados por e-mail, e está sendo usada em ataques focados em espionagem governamental.

De acordo com o comunicado da empresa, a brecha CVE-2023-36884 vem sendo utilizada em ataques antes mesmo da catalogação e busca por uma correção, que ainda não está disponível. A vulnerabilidade zero day atinge tanto recursos do próprio Windows quanto aplicativos como o Excel e PowerPoint, enquanto arquivos do Word costumam ser o vetor principal de entrada.

Eles vêm sendo enviados a alvos políticos, principalmente participantes de uma conferência da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que está sendo realizada nesta semana, na Lituânia. Nos e-mails fraudulentos, os criminosos se passam pelo Congresso Mundial Ucraniano, uma organização sem fins lucrativos focada na proteção dos interesses e da cultura do país, bem como em firmar relacionamentos com outras nações.

Foto: Canaltech

Os anexos em formato DOC ou RTF, disfarçados de um suposto convite para o evento da OTAN, trazem malwares como MagicSpell e RomCom. Eles podem ser usados para diferentes fins, servindo como portas de entrada para o roubo de dados até a instalação de ransomware; a segunda praga, aliás, faz com que a Microsoft, ao lado do governo Ucraniano e da divisão de inteligência de ameaças da BlackBerry, que estudaram a campanha, fale em associações com o governo russo.

Isso porque o grupo RomCom, também conhecido como Storm-0978, é um conhecido agente de ameaças a serviço do país. Operações do grupo já foram detectadas em ataques contra empresas dos EUA e Europa, com foco no roubo de credenciais e na prática de extorsão após a instalação de ransomware. Não se sabe quantas pessoas, se alguma, foi vitimada pela nova operação, que estaria em andamento desde junho.

Correção para falha de segurança grave ainda não está disponível

Em seu comunicado, a Microsoft afirma que a atualização que fecha a abertura citada no relatório já está sendo desenvolvida e deve fazer parte do fluxo normal de atualizações de segurança para o Windows e o Office. Até lá, a recomendação é de atenção a e-mails de phishing e a tomada de medidas de mitigação para evitar a exploração da brecha.

Segundo a empresa, usuários que têm ativada a regra que impede a criação de processos filhos pelo Office, no Microsoft Defender, estão protegidos contra explorações. Aos outros, a companhia também indicou medidas específicas de mitigação, mas alerta que as alterações sugeridas no registro do Windows também podem alterar o funcionamento de softwares do Office, devendo ser desfeitas uma vez que a correção esteja disponível.

Fonte: Microsoft

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade