Meu encanador me recomendou fazer isso uma vez por semana para evitar que os canos de casa tenham mau cheiro. E funciona.
Isso nos evita ter que recorrer a produtos químicos comerciais mais fortes, abrasivos e mais caros.
Se há um problema recorrente em muitas casas com alguns anos de uso, esse é o dos maus odores no banheiro ou na pia da cozinha, que podem ter várias causas como entupimentos nos canos, má ventilação ou mau funcionamento do sifão.
E muitos desses odores desagradáveis vêm de restos de comida, sujeira, gordura e cabelos que formam acúmulos de compostos orgânicos em decomposição, que não desaparecem apenas ao abrir a torneira no uso cotidiano. É preciso ajudar a expulsá-los dos canos.
O sintoma mais imediato aparece quando abrimos a torneira e percebemos que a água não escoa como deveria, mais devagar que o normal. A partir daí, os odores começam a se intensificar e, se nada for feito nos dias seguintes, a situação pode evoluir para um entupimento mais sério.
Como evitar maus odores nos canos
Já vimos em outras ocasiões as recomendações de especialistas para desentupir o banheiro, mas isso é um caso extremo ao qual não convém chegar, justamente para evitar que o mau cheiro se espalhe pela casa. O ideal é manter os canos limpos.
Esse problema tem várias soluções antes de ser necessário chamar um encanador. Uma delas é simplesmente abrir a torneira para que circule mais água que o habitual, o que pode funcionar se a quantidade de resíduos for pequena. Vale a pena fazer isso de vez em quando em pias que quase não são usadas.
Também é possível usar um produto químico desentupidor, que dissolve os compostos orgânicos e facilita a passagem da água. Porém, essas opções são abrasivas e não ...
Matérias relacionadas
"Trabalhei todos os dias nos últimos três anos": o preço de se tornar o milionário mais jovem da IA