PUBLICIDADE

Metaverso em avanço e casas inteligentes: o que esperar da CES 2023

A Consumer Electronics Show, maior feira de tecnologia do planeta, acontece em Las Vegas a partir de 5 de janeiro

2 jan 2023 - 17h44
(atualizado em 3/1/2023 às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Edição de 2023 da CES será realizada em Las Vegas
Edição de 2023 da CES será realizada em Las Vegas
Foto: Reprodução /Twitter - @GaryShapiro

A edição de 2023 da Consumer Electronics Show (CES), que acontece em Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro, promete muita novidade. Segundo a organização da feira, mais de 100 mil pessoas são esperadas no evento que volta a ser totalmente presencial (após dois anos de formato híbrido por conta da pandemia de covid-19) e ocupará um espaço de 2 milhões de metros quadrados.

Ativações relacionadas ao metaverso, realidade aumentada e à Web 3.0. devem marcar presença na feira. Empresas como a própria Meta, SonyHTC, Magic Leap, QualComm e Vuzix devem se adiantar e expor suas novas tecnologias do ramo.

A expectativa é que as gigantes da tecnologia corram para antecipar novidades no ramo enquanto a Apple não lança o seu próprio headset de realidade virtual, o que deve ocorrer ainda em 2023. A empresa OVR, que prepara formas de transmitir aromas por meio de ambientes virtuais, também deve atrair atenções.

OVR prometeu novidades na CES 2023
OVR prometeu novidades na CES 2023
Foto: Reprodução/Instagram

A tendência "smart" nos lares também dita os rumos da CES 2023. Companhias como LG, Samsung, Sony e TCL devem apostar em televisões de última geração, além de sistemas de integração de elementos domésticos como luzes, fechaduras, câmeras e eletrodomésticos variados. 

O Matter, sistema de conctividade smart criado pelo consórcio entre Amazon, Apple, Google, Samsung e outras empresas, deve trazer as novidades mais relevantes.

Do lado dos computadores e laptops, as marcas Dell, Asus e Lenovo provavelmente virão com as novidades mais quentes, principalmente no que se refere a hardware e acessórios para o mundo gamer. Nvida, AMD e Intel devem trazer novos processadores e placas de vídeo. 

Se até pouco tempo atrás eles eram vistos com certa estranheza, hoje os acessórios e peças de roupas inteligentes jão são parte da rotina de muita gente e também devem aparecer na feira de tecnologia. A Garmin, marca de relógios para atletas, devem apresentar um novo modelo com sensores mais precisos e mais ferramentas de análise de saúde e atividade física.

CES terá lançamento de anel smart voltado ao público feminino
CES terá lançamento de anel smart voltado ao público feminino
Foto: Movano

A empresa de saúde Movano lançará na CES o seu anel inteligente voltado para mulheres, o Evie. A promessa é que o acessório de design arrojado traga informações de saúde em tempo real voltadas ao público feminino. 

Carros também devem ser destaque na feira de tecnologia, com modelos elétricos dominando a categoria. A Stellantis deve apresentar o conceito Peugeot Inception, uma nova diretriz de design para os modelos da companhia. Também será mostrado os protótipos de carro e quadricículo elétricos da Aska, do Vale do Silício.

A Sony, que tem se movimentado no ramo de carros elétricos, pode aproveitar a CES para anunciar frutos de sua parceria com a Honda. Enquanto isso, a Zoox, uma empresa de carros autônomos comprada pela Amazon em 2020, deve trazer atualizações sobre seus veículos já existentes.

Modelo do estande do Grupo Stellantis
Modelo do estande do Grupo Stellantis
Foto: Reprodução/Twitter

Os celulares não devem ser protagonistas da CES 2023. Isso porque, com o passar dos anos, Apple, Samsung, Xiaomi e Motorola optaram por eventos próprios de lançamento dos aparelhos. Para quem curte jogar no celular, é possível que alguma novidade seja apresentada pela americana Razer, especializada em produtos gamers. 

Além de estandes de marcas, palestras de grandes líderes e executivos do ramo da tecnologia serão o foco. Lisa Su (CEO da AMD), Oliver Zipse (presidente do conselho administrativo da BMW), Carlos Tevaras (diretor executivo da Stellantis) e Ed Bastian (CEO da Delta Airlines) são alguns nomes. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade