PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Levedo de cerveja ajuda na reciclagem de lixo eletrônico

O lixo eletrônico passa por biossorventes seletivos para a extração de metais pesados e contaminantes, e foi descoberto que a levedura de cerveja pode ajudar

12 mar 2024 - 19h24
(atualizado em 13/3/2024 às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O descarte apropriado do lixo eletrônico é muito necessário, mas se poucos têm conhecimento disso, menor ainda é a informação acerca da reciclagem desses materiais, que por si só já é uma tarefa complicada. No entanto, segundo um novo artigo da Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, há um produto inusitado que pode ajudar: levedo de cerveja (também conhecido como levedura de cerveja).

Foto: Engin Akyurt/Pexels / Canaltech

O desafio está em separar os diferentes metais presentes nos dispositivos, já que há uma variedade de metais pesados e outros contaminantes.

Por isso, utiliza-se biossorventes seletivos para extrair esses materiais de forma eficiente. O novo estudo indica que esse papel pode ser cumprido pela levedura de cerveja, um subproduto comum da fabricação de cerveja.

Biossorção com levedura de cerveja

Segundo os pesquisadores responsáveis, em comparação com outros processos, a biossorção utilizando levedura de cerveja usada pode ser tida como uma abordagem mais barata, além de ser melhor para o meio ambiente.

Para a experiência, os cientistas usaram 20 litros de levedura de cerveja usada, separaram a biomassa dos resíduos de cerveja e secaram. Essa biomassa de levedura foi testada contra zinco, alumínio, cobre e níquel. 

"Demonstramos altas taxas de recuperação de metal a partir de uma solução metálica complexa usando uma biomassa barata e ecologicamente correta. A biomassa de levedura é considerada um organismo seguro, e a reutilização demonstrada da biomassa torna uma abordagem economicamente viável", diz o estudo.

Técnica eficaz e amiga do meio ambiente

Os pesquisadores acrescentam que "o uso de biomassa residual para recuperação de metais não é um processo completamente novo, mas a seletividade dos processos de biossorção é um fator chave para a recuperação eficiente de metais a partir de fluxos de resíduos polimetálicos".

A reciclagem de dispositivos eletrônicos é uma tarefa difícil (Imagem: Hans Ripa/Unsplash)
A reciclagem de dispositivos eletrônicos é uma tarefa difícil (Imagem: Hans Ripa/Unsplash)
Foto: Canaltech

Através dos testes, os pesquisadores conseguiram uma boa taxa de recuperação dos metais:

  • Alumínio: 50%

    Cobre: 40%

    Zinco: 70%

O grupo afirma que esses metais podem ser removidos da superfície da levedura por tratamento ácido e, portanto, podem ser reciclados. Um ponto digno de menção é que a levedura em si pôde ser reciclada, utilizada cinco vezes para recuperar metais diferentes. 

Por enquanto, esse processo de recuperação de metal precisa de estudos maiores antes de chegar à indústria, mas já é um novo passo rumo a uma reciclagem mais eficaz do lixo eletrônico. Uma boa notícia para o meio ambiente.

Fonte: Frontiers in Bioengineering and Biotechnology

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade