Livro convida leitores a oferecer notas de rodapé
As seções de comentários nos blogs de autores e no site da Amazon.com já permitem que leitores expressem suas opiniões, questionem as premissas de um autor ou acrescentem aquilo que sabem sobre o conteúdo de um livro.Agora, em uma experiência promovida pela Shared Book, uma companhia que produz livros personalizados e permite que leitores façam anotações em documentos online, a editora responsável por Nurture Shock: New Thinking About Children, um livro de Po Bronson e Ashley Merriman sobre novas maneiras de criar filhos, está convidando os leitores a oferecerem notas de rodapé para três dos capítulos da obra.
»Criador de CSI reúne livro, filme e web em romance digital
»Editoras debatem impacto de livros em versão eletrônica
»Japão lança livro eletrônico a cores
A partir de 14 de setembro, os capítulos que envolvem elogios a filhos (e por que é uma má ideia exagerar neles), a importância de uma hora adicional de sono e a prevalência da mentira entre as crianças, serão postados nos sites PoBronson.com, Nurtureshock.com e no Twelvebooks.com, o site da editora responsável pelo livro lançado três semanas atrás.
Os leitores poderão marcar uma palavra, sentença ou parágrafo, e acrescentar notas que serão integradas ao texto em forma de comentários no pé da página.
"Nós imaginamos que essa seria uma boa maneira de promover uma discussão profunda do texto, permitindo que as pessoas literalmente o discutam sentença a sentença, de forma coletiva", disse Jonathan Karp, editor responsável pela Twelve, uma das divisões editorais do Hachette Book Group.
A Shared Book se encarregará de recolher essas notações e incorporá-las aos três artigos, na forma de um arquivo em formato PDF que os leitores poderão adquirir ao preço de US$ 2,95.
Caroline Vanderlip, presidente-executiva da Shared Book, diz esperar que pessoas como pais com histórias relevantes a contar ou estudiosos que tenham revisado as pesquisas citadas pelo texto ofereçam notas de pé de página sobre o conteúdo. Os comentários oferecidos não serão moderados ou editados.
"Para nós, os recursos que a Web 2.0 oferece ao mundo editorial envolvem permitir que as pessoas desenvolvam novas formas de relacionamento com a palavra escrita", diz Vanderlip. No futuro, a empresa espera permitir que editoras lancem versões de livros que já contenham um mecanismo para incorporar os comentários de leitores.
Bronson diz que gostou da ideia de conduzir uma experiência com alguns capítulos de Nurture Shock na SharedBook, porque está interessado em criar uma comunidade de leitores. "Eles podem ter uma discussão granular e descobrir outras pessoas interessadas em conduzir discussões desse tipo", afirmou.
Mas o autor não estava certo de que venham a existir leitores interessados em adquirir uma edição compilada dos comentários de leitores. Tudo vai depender de "determinar se o nível dos comentários será alto o suficiente para levar pessoas a desejar comprar a versão SharedBook", disse.
Tradução: Paulo Migliacci ME