"Incluindo capturas de tela": congressistas dos EUA pedem investigação contra a OnePlus por envio de dados à China
Dois congressistas solicitam que a empresa seja investigada pela possível transferência de dados dos usuários para servidores chineses
Os EUA voltam a colocar uma empresa chinesa de tecnologia no centro das atenções. Após o famoso veto à Huawei e até mesmo questionamentos sobre a segurança da Baicells, fabricante chinesa de hardware de telecomunicações com grande presença nos EUA, agora é a vez da OnePlus (fabricante de smartphones e outros dispositivos eletrônicos).
Segundo a Reuters, dois congressistas solicitaram ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos que investigue os smartphones da empresa por um suposto risco à segurança dos dados de seus usuários.
A alegação é que os dispositivos poderiam transmitir dados a servidores chineses sem o consentimento dos usuários. Esses dados poderiam incluir informações pessoais sensíveis, além de capturas de tela das quais o legítimo dono do telefone poderia não estar ciente.
O republicano John Moolenaar e o democrata Raja Krishnamoorthi lideram essa solicitação de investigação contra a OnePlus e afirmam ter indícios suficientes para que o pedido avance.
Com base nisso, os legisladores pedem que se investigue quais dados estão sendo coletados: "incluindo possíveis transferências de informações pessoais confidenciais e capturas de tela". Ou seja, verificar se estão sendo feitas capturas de tela silenciosas e se essas informações estão indo para servidores que operam sob a jurisdição chinesa.
No entanto, até o momento, não existem dados concretos que possam respaldar essas acusações. O governo dos EUA também não fez nenhum tipo de alerta aos usuários. Os ...
Matérias relacionadas
O Google Pixel é o celular perfeito para o narcotráfico? É o que diz um especialista
O Nothing Phone (3) mal foi anunciado e eu já quero dois
Android Auto 14.7 oficial: novidades e como baixar a versão estável mais recente