Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ensino técnico explode na China: cada vez mais estudantes da Geração Z preferem os ofícios aos diplomas universitários

A maior oferta de empregos e a entrada mais rápida no mercado são os fatores que fazem a diferença

3 fev 2026 - 16h07
(atualizado em 3/2/2026 às 15h13)
Compartilhar
Foto: Xataka

Há 40 anos, a China decidiu investir em formar milhões de engenheiros, que acabaram se tornando seu ás na manga na corrida da IA. De fato, é o país com o maior número de formados em STEM  (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) do mundo e, enquanto aumenta sua aposta em doutorados, tanto o governo do gigante asiático quanto a Geração Z começaram a olhar com outros olhos para a formação profissional.

O Ministério da Educação da China informou em novembro de 2024 que, em 2025, haveria um número histórico de formados: 12,22 milhões, como registra o jornal oficial do Comitê Central do Partido Comunista da China.

Com esse panorama, a concorrência é feroz, ainda mais considerando que os EUA dificultaram o visto para quem decide migrar. O Ministério da Educação chinês está oferecendo diferentes medidas e sistemas de apoio na forma de eventos de recrutamento em regiões e indústrias-chave para aliviar o desemprego entre estudantes universitários. Não parece suficiente.

As empresas estão mudando suas necessidades: os dados oficiais mostram que a demanda por pessoas com diploma universitário caiu de 20,3% para 17,4% no ano passado. No entanto, a demanda por quem concluiu a formação profissional subiu de 8,5% para 11%. Essa graduação técnica está tão valorizada que o segmento foi o que teve a maior taxa de ofertas de emprego em 2024.

Já virou problema do governo

Não é apenas uma questão de mercado de trabalho, mas também uma diretriz que aponta para uma "Nação Educativa ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Casas noturnas querem proibir celulares: estamos interagindo tão pouco que boates "phone-free" estão sendo consideradas

Já tínhamos visto de tudo na Ucrânia, até que Rússia enviou para frente de batalha um soldado que só tínhamos visto no cinema

200 drones nas mãos de um único soldado: China avança rapidamente em tipo de guerra que até recentemente parecia ficção científica

Em 1901, um senhor espanhol inventou o controle remoto muito antes de surgir a televisão

Adeus, Peru: a região vizinha que cansou de Lima e quer se tornar o "novo estado" do Brasil

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra