Elon Musk explica por que a captura do gigantesco foguete Super Heavy durante o sexto vôo da Starship falhou
A torre Mechazilla impediu que a SpaceX repetisse sua proeza O propulsor Booster 13 se despediu com uma enorme explosão no golfo do México
Elon Musk revelar informações sobre os testes da Starship enquanto joga Diablo IV está se tornando um hábito. Graças às suas sessões noturnas e à sua mania de responder perguntas dos seguidores, agora sabemos que foi perda de comunicação com a torre o que levou a SpaceX a abortar a tentativa de captura do Super Heavy. Vamos por ordem cronológica para entender todo o contexto.
A história por trás do voo 5 da Starship
O quinto voo da Starship, que ocorreu em meados de outubro, foi um marco histórico para a empresa com a primeira captura do propulsor Super Heavy nos braços mecânicos da torre Mechazilla. O foguete de 70 metros de altura voltou à base de lançamento após se separar da nave Starship, manobrando com seus motores para se posicionar entre os braços da torre que a SpaceX usa para empilhar as duas partes do veículo.
Antes que o diretor de voo desse o ok para a tentativa de captura, os computadores da SpaceX iniciaram um processo automático que verificou milhares de critérios para confirmar que tanto a torre quanto o propulsor estavam em perfeitas condições. O diretor de voo deu a autorização e a manobra foi bem-sucedida.
Mas, se algum critério tivesse sido duvidoso, a SpaceX teria preferido perder o foguete no Golfo do México. Qualquer dano à torre Mechazilla seria mais caro e problemático para o programa Starship do que perder um Super Heavy.
A SpaceX não divulgou isso, mas em um vídeo que Elon Musk postou dias depois jogando Diablo IV, um engenheiro da empresa ...
Matérias relacionadas
Países baixos instalam painéis solares em caminhões por um bom motivo: economizar combustível
Muitos pensam que é porque está vazio, mas é isso que o E no medidor de gasolina realmente significa