PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

CPUs Intel Arrow Lake terão iGPU Alchemist e placas-mãe Z890

Uma série de vazamentos sugere que os futuros processadores Intel Arrow Lake chegarão ao mercado com as novas placas-mãe da série 800 e iGPUs Arch Alchemist

6 mai 2024 - 18h45
(atualizado em 7/5/2024 às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a chegada dos futuros processadores Intel Arrow Lake cada vez mais próximo, os primeiros grandes vazamentos a respeito dessas CPUs começam a surgir. Informações recentes do leaker Golden Pig Upgrade sugerem que os novos Intel Core Ultra 200 terão iGPUs Arc Alchemist e serão compatíveis com placas-mãe com chipset Z890.

Foto: Reprodução/Intel YouTube / Canaltech

Começando pela iGPU, o insider aponta que a implementação máxima dessa microarquitetura gráfica consiste em quatro núcleos Xe baseados nas Alchemist Xe-LPG (Low Power Gaming). Diferente das Arc Battlemage que devem equipar os Lunar Lake de notebooks, as versões de desktop da geração Arrow Lake manterão a placa gráfica na geração atual, possivelmente também oferecendo opções de CPUs com 2 e 3 núcleos Xe.

Assim como já era esperado, a Intel deve lançar os chipsets da série 800 para as futuras placas-mãe com soquete LGA-1851. O vazamento indica que esses produtos terão suporte nativo ao Thunderbolt 4, aumento no número de pistas PCIe 5.0 e compatibilidade para memórias com frequências mais altas. 

Diferente de gerações anteriores, os Arrow Lake não terão modelos Core i3 ou Core 3 Ultra. O portfólio da Intel deve começar já nos Core Ultra 5, fazendo com que a companhia lance versões reduzidas com outros nomes, mas sem necessariamente serem da 15ª geração para desktops. 

Os processadores Arrow Lake ainda terão uma NPU para tarefas de IA (Imagem: Jones Oliveira/Canaltech)
Os processadores Arrow Lake ainda terão uma NPU para tarefas de IA (Imagem: Jones Oliveira/Canaltech)
Foto: Canaltech

Vale apontar que outro informante comentou sobre as capacidades do cache da geração Arrow Lake. Segundo MebiuW, os núcleos de performance Lion Cove terão 3 MB de cache L3, enquanto os núcleos de eficiência Skymont serão montados em agrupamentos de quatro estruturas contendo 3 MB. Em outras palavras, é possível que o Core Ultra 285K máximo da geração tenha 36 MB de cache.

Os processadores Arrow Lake só devem ser lançados no fim de 2024. 

Fonte: Weibo [1] e [2]

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade