Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: inseto gera curiosidade em morador do ES

15 dez 2009 - 12h13
Compartilhar

Um inseto de aproximadamente seis centímetros chamou a atenção e gerou curiosidade em um morador de Iúna (ES). "Quando cheguei para trabalhar me deparei com este inseto muito estranho que jamais tinha visto", conta Eberson Mariano. Vulgarmente conhecido como Jequitiranabóia, o animal pertence à ordem Homoptera, o mesmo grupo das cigarras.

Conhecido vulgarmente como Jequitiranabóia, o inseto lembra um jacaré
Conhecido vulgarmente como Jequitiranabóia, o inseto lembra um jacaré
Foto: Eberson Mariano / vc repórter

Apesar de sua aparência, o Jequitiranabóia não oferece riscos à população. "É um inseto inofensivo e difícil de ser encontrado. São insetos de mata que, às vezes, podem ser atraídos pela iluminação de casas próximas a essas regiões", explica o biólogo e técnico em Pesquisa de Museu da Universidade de São Paulo, Carlos Campaner.

Segundo ele, o nome Jequitiranabóia, que no tupi significa "cobra voadora", foi dado pelos índios da Amazônia por causa de uma protuberância no inseto que lembra a cabeça de um réptil. Muitos ainda o acham parecido com um jacaré. "Os índios pensavam que ele fosse venenoso", afirma Campaner. No entanto, o animal de hábitos noturnos se alimenta apenas da seiva de árvores, como fazem as cigarras.

"Há relatos que eles podem emitir luz, como a dos vagalumes, na época do acasalamento", informa Campaner. O inseto, pertencente ao gênero Fulgora, é típico da região amazônica.

O internauta Eberson Mariano, de Iúna (ES), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra