Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Se alguém nos visse de outro planeta, diria que todos nós enlouquecemos": projeto italiano promete "devolver" a noite para as cidades

Projeto "Going Dark" tenta combater a poluição luminosa das cidades e devolver o céu noturno para os habitantes

29 out 2025 - 14h06
(atualizado em 29/10/2025 às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Algumas cidades da Itália tiveram seus céus noturnos "de volta".

O projeto "Going Dark" trabalha com arquitetos e designers para combater a poluição luminosa das cidades, que impedem a observação do céu noturno.

A terceira edição do projeto foi realizado no início de outubro no vilarejo Abbadia Isola, em Monteriggioni, na província de Siena, onde também contou com a participação de arquitetos e designers para tentarem achar um modo de diminuir a poluição luminosa das cidades e como ela pode repercutir no setor da energia.

"Como toda a iluminação é baseada em tabelas e indicações padrão, a ideia do workshop é fazer com que os profissionais experimentem em primeira mão o que significa um céu estrelado hoje e trabalhem imersos em uma noite escura, em um lugar onde ainda se possa ver a galáxia," disse Giovanni Traverso, arquiteto formado pela Iuav e especialista em luz natural pela The Bartlett, University College of London ao site italiano L'AltraMontagna.

"Se alguém nos visse de outro planeta, diria que todos nós enlouquecemos: embora as tecnologias estejam melhorando e as fontes estejam se tornando cada vez mais eficientes, isso não significa produzir menos luz. Pelo contrário, cada vez mais se produz, vivemos em um crescendo contínuo," acrescentou.

As intervenções incluíram o controle da emissão da luz para cima e atenção ao conforto visual, para evitar o ofuscamento e permitir a visão das estrelas.

Capa da matéria: Getty Images/harpazo_hope

Veja mais

Matérias relacionadas

Tarde demais? Cientistas alertam que o planeta está prestes a ultrapassar limites climáticos irreversíveis

Cientistas descobrem pegadas de dinossauros gigantes escondidas na Amazônia por mais de 100 milhões de anos

Aparelho bucal que liberta: estudante do MIT desenvolve tecnologia genial que devolve autonomia a pessoas com paralisia

Na China, eles criaram um material para seus caças que abre um novo caminho tecnológico: ele mira diretamente nos radares

Um novo caminho para o sonho da maternidade: há um ano, Hospital das Clínicas realizava primeiro transplante de útero entre pacientes vivas na América Latina — agora, a paciente foi mãe de trigêmeos

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade