Pessoas que fazem tudo ao mesmo tempo têm desempenho pior
Pessoas que fazem tudo ao mesmo tempo tem desempenho pior
Os realizadores de tarefas múltiplas de mídia - aquelas pessoas extraordinárias que parecem ser capazes de simultaneamente falar ao telefone, ouvir música, navegar pela internet, enviar torpedos, e-mails, ler, escrever, brincar com jogos de computador e assistir a vídeos - parecem ter habilidades fora do comum. Por isso, pesquisadores de Stanford desenvolveram um estudo para descobrir quais habilidades ajudavam essas pessoas a se concentrar em suas tarefas.
Primeiro, os pesquisadores identificaram um grupo de universitários que passavam muitas horas por semana usando até 12 formas de mídia, geralmente ao mesmo tempo, e outro grupo que foi chamado de realizadores leves de tarefas múltiplas. Eles então testaram os grupos enquanto não estavam realizando tarefas múltiplas para avaliar três habilidades cognitivas: filtragem de informação externa, recuperação de informações importantes da memória e fácil transição de uma tarefa para outra.
Os resultados - que aparecem online no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences - foram espantosos.
"Estávamos tentando descobrir em que eles eram bons e como se revelou: em nada", disse Clifford Nass, professor de Stanford que foi um dos autores do estudo. "Eles se saíram pior em todas as três habilidades necessárias para a realização de várias tarefas ao mesmo tempo."
Na verdade, Nass disse: "Quanto maior a probabilidade de alguém realizar tarefas múltiplas, pior é o desempenho dessa pessoa e isso nos chocou. Aqueles que realizam tarefas múltiplas ao extremo se focam excessivamente no irrelevante, têm uma memória muito ruim e são péssimos ao passar de uma tarefa para outra."
As implicações foram perturbadoras. "É dessa forma que seus cérebros são agora construídos", ele disse.