Árvores não vivem para sempre sem sexo, diz estudo
Árvores devem se reproduzir de maneira sexuada, ou morrem, diz estudo publicado pela revista PloS Biology. A possibilidade que algumas árvores possuem de se clonar traz a dúvida se elas poderiam viver para sempre. Porém, a ideia foi rejeitada após a pesquisa mostrar que o sexo é necessário eventualmente. Os estudos foram realizados por Dilara Ally, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. As informações são da BBC
A clonagem própria de algumas árvores não impede que, após certo período, elas morram, ou seja, uma hora a espécie para de conseguir se clonar. Foram encontradas mutações genéticas em cada árvore descendente de uma clonagem. Tal mutação resulta em declínio da fertilidade. Portanto, a necessidade do sexo surge como a solução para evitar a morte após algumas clonagens.
O cálculo da idade de cada clone utilizado na pesquisa foi feito a partir de uma "técnica molecular". Isso significa comparar o DNA de cada clone com o da árvore da qual surgiu. O método antigo, realizado por pesquisadores anteriores, se baseava apenas em observação.