Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parque da Tijuca pode ter fundo financeiro para conservação e manejo

22 mar 2013 - 16h31
(atualizado às 16h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A conservação do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebeu nesta sexta- feira (22) um reforço. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro(Inea), assinaram um termo de cooperação para o fortalecimento e a sustentabilidade da área.

O trabalho vai dar suporte técnico e operacional à proteção e gestão socioambiental do parque, criando meios e estratégias financeiras para o local. A fundação SOS Mata Atlântica vai desenvolver estudos para constituir um fundo financeiro e para avaliar o potencial de captação de recursos por meio de patrocínio e da adoção de áreas de preservação, dentre outras fontes que contribuam para a conservação e o manejo do Parque Nacional da Tijuca.

Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que estava presente na cerimônia, a parceria é inovadora. "O caminho é ser mais ágil, mais transparente, ter decisão de hierarquia compactuada com a sociedade. Nós não podemos ter soluções que sejam temporárias", disse a ministra.

Na avaliação do chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Bastos Viveiros de Castro, o acordo traz perspectivas de melhorias do parque. "Vai ter um plano de trabalho para ser executado com recursos do fundo. Ele [o parque] também atrai novos recursos privados que vão se agregar aos recursos públicos já são aplicados no Parque", explicou.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade