Eles construíram uma máquina para fazer o que nenhum humano queria: ordenhar escorpiões para revolucionar a medicina
Desenvolvida no Marrocos, a tecnologia automatiza a extração de uma das substâncias mais caras do mundo e pode acelerar pesquisas contra o câncer
Quem já teve o desprazer de levar uma picada de escorpião sabe que a experiência está longe de ser agradável, não só devido à dor intensa, mas também devido aos riscos que o veneno traz à saúde. Apesar de ser extremamente perigoso e doloroso, por trás desse veneno existe uma das substâncias naturais mais valiosas do mundo e que pode ser utilizada no combate ao câncer.
Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Hassan II, no Marrocos, desenvolveram em 2017 um robô capaz de extrair o veneno de escorpiões de forma totalmente automatizada, segura e indolor para os animais. O equipamento, projetado para coletar pequenas gotas do veneno, surgiu como uma solução para a dificuldade, o alto custo e os riscos do processo de extração de toxinas naturais. Mas, como consequência, essa tecnologia pode acelerar estudos que investigam o uso do veneno de escorpião no desenvolvimento de novos tratamentos contra o câncer.
Entenda como funciona a tecnologia que extrai o veneno de escorpiões
O veneno dos escorpiões já foi objeto de uma série de estudos científicos, mas ninguém fala sobre o desafio de coletar essa substância. Tradicionalmente, a extração do veneno de escorpiões envolve estimulações mecânicas ou elétricas feitas manualmente, um método arriscado tanto para os pesquisadores quanto para os próprios animais. Além do perigo de acidentes, o processo é lento, caro e pouco eficiente.
Porém, o robô desenvolvido pela Universidade Hassan II facilitou em mil esse processo. Capaz de ...
Matérias relacionadas
Tamanho do pênis importa? A ciência finalmente traz a resposta
Picadas de escorpião aumentam no Brasil: saiba como se prevenir e o que fazer em caso de acidente
Um velho aliado: tomar café pela manhã tem consequências muito positivas para a microbiota do corpo