Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tamanho do pênis importa? A ciência finalmente traz a resposta

16 cm parece ser o tamanho perfeito para muitas pessoas

27 jan 2026 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Qual é a importância do tamanho do pênis para a satisfação sexual do(a) parceiro(a)? Esta é, provavelmente, uma das perguntas mais recorrentes da história da humanidade e, ao mesmo tempo, uma das que mais acumulam mitos. Deixando de lado a cultura popular e os fóruns da internet, a literatura científica vem há anos tentando quantificar o que há de verdade a respeito.

Um estudo publicado neste ano na PLOS Biology quis resolver essa dúvida. E a resposta curta a essa pergunta é que o tamanho sim importa, mas talvez não pelos motivos que a maioria dos homens imagina.

Até agora, muitos estudos se baseavam em pesquisas simples para tentar responder a essa questão. No entanto, este estudo foi um passo além ao utilizar 343 figuras em 3D para avaliar a resposta de mais de 800 participantes. O objetivo era entender o tamanho do pênis não apenas como uma ferramenta reprodutiva, mas como um traço de sinalização evolutiva.

Os resultados

Na pesquisa, as participantes mulheres classificaram como mais atraentes os homens que combinavam três fatores: maior altura, um tronco em formato de "V" (ombros largos e quadris estreitos) e um pênis maior. Mas há uma nuance muito importante.

A atração não segue uma linha de "quanto mais, melhor" até o infinito. O estudo, neste caso, detectou retornos decrescentes, já que, a partir de certo tamanho, a atratividade não aumenta de forma proporcional, havendo um limite.

Mas os homens também participaram do estudo para avaliar o tamanho de outros homens. ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A maioria das pessoas toma creatina para ir à academia; na verdade, ela é muito útil para combater a insônia

Picadas de escorpião aumentam no Brasil: saiba como se prevenir e o que fazer em caso de acidente

Um velho aliado: tomar café pela manhã tem consequências muito positivas para a microbiota do corpo

O neon na natureza: por que escorpiões, esquilos, ornitorrincos outros animais brilham sob a luz ultravioleta?

Achávamos que estava extinta, mas estávamos errados: restos humanos de 5.500 anos revelam o retorno de uma doença antiga

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade