Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A maioria das pessoas toma creatina para ir à academia; na verdade, ela é muito útil para combater a insônia

A insônia cria uma névoa mental que a creatina pode ajudar a dissipar

27 jan 2026 - 10h16
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Por muito tempo, a creatina foi vista como um suplemento para pessoas que frequentam a academia para ganhar massa muscular. No entanto, isso está mudando completamente, e agora a creatina é recomendada para qualquer pessoa devido aos seus inúmeros benefícios, como a melhora da função cognitiva. Ela também está sendo reconhecida por ter um impacto significativo na qualidade de vida de pessoas que sofrem de insônia.

Privação de sono

O cérebro humano representa apenas 2% do peso corporal, mas consome 20% da energia total do nosso corpo. Seu principal combustível é o ATP, a moeda energética que utilizamos, e sua capacidade de resintetizá-lo rapidamente determina nossa agilidade mental. Mas quando o sono é insuficiente, os níveis de energia caem e, com eles, a atenção, a memória e o humor.

É aqui que a creatina entra em cena, como aponta um amplo estudo publicado na revista Nature em 2024, que mudou o que sabíamos sobre a suplementação aguda de creatina em qualquer indivíduo. Nesse caso, os pesquisadores demonstraram que uma única dose alta de creatina é capaz de reverter o déficit cognitivo causado pela privação de sono.

Resultados

Especificamente, após 21 horas de vigília, os participantes apresentaram uma melhora significativa na velocidade de processamento e na memória de trabalho após a ingestão de creatina.

Além disso, um dos efeitos da privação de sono é a acidificação cerebral. Nesse caso, a creatina atua como um tampão, prevenindo quedas no pH e alterando positivamente a ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Picadas de escorpião aumentam no Brasil: saiba como se prevenir e o que fazer em caso de acidente

Um velho aliado: tomar café pela manhã tem consequências muito positivas para a microbiota do corpo

O neon na natureza: por que escorpiões, esquilos, ornitorrincos outros animais brilham sob a luz ultravioleta?

Achávamos que estava extinta, mas estávamos errados: restos humanos de 5.500 anos revelam o retorno de uma doença antiga

Cidade saúde: desde os anos 1960, pessoas buscam tratamento em uma cidade brasileira por causa de sua areia radioativa

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade