Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Clima

Jovens ambientalistas fazem protesto contra 'Tio Sam' na Rio+20

15 jun 2012 - 13h52
(atualizado às 14h49)
Compartilhar
Angela Chagas
Direto do Rio de Janeiro

Um grupo de jovens de diferentes países aproveitou um intervalo nas discussões da Rio+20, no Rio de Janeiro, para fazer um protesto contra a "despreocupação" dos Estados Unidos com a pauta ambiental. Um Tio Sam, símbolo do país, fez parte de uma encenação que atraiu dezenas de pessoas a um sanguão do Riocentro na quinta-feira.

Um grupo de jovens ambientalistas de vários países aproveitou um intervalo nas discussões da Rio+20, na quinta-feira, para protestar contra a "despreocupação" dos Estados Unidos com a pauta ambiental
Um grupo de jovens ambientalistas de vários países aproveitou um intervalo nas discussões da Rio+20, na quinta-feira, para protestar contra a "despreocupação" dos Estados Unidos com a pauta ambiental
Foto: Angela Chagas / Terra

Confira a programação com os principais eventos

Veja onde está ocorrendo a Rio+20

Com uma bandeira americana e outra simbolizando as grandes multinacionais, os jovens ligados a ONGs ambientais criticaram o apoio que o governo americano dá aos grandes "poluidores". "Essas empresas que recebem dinheiro dos Estados Unidos saem pelo mundo promovendo a destruição", disse o australiano Willian Mudfond.

Já o americano Brandon Scholnman destacou os danos provocados pelas grandes empresas de petróleo. "Estamos aqui para denunciar isso", afirmou, ao destacar que o grupo vai fazer intervenções durante todos os dias da conferência. O protesto arrancou gargalhadas do público, que aparentemente conseguiu superar a tensão com a falta de um acordo sobre o documento final da Rio+20.

A expectativa da ONU era chegar a um consenso em torno dos 400 pontos do texto até amanhã, quando terá fim a reunião do comitê preparatório. No entanto, a própria organização já cogita que a pauta sobre o desenvolvimento sustentável para os próximos 20 anos só será concluída na reunião dos chefes de Estado, na próxima semana. Até esta quarta-feira, menos de um terço do documento final havia sido concluído.

Rio+20

Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Composta por três momentos, a Rio+20 vai até o dia 15 com foco principal na discussão entre representantes governamentais sobre os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. A partir do dia 16 e até 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.

Vai acompanhar os eventos da Cúpula dos Povos na Rio+20? Envie fotos e relatos.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra