Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Clima

Complexo do Alemão recebe três projetos socioambientais

14 jun 2012 - 18h51
(atualizado às 19h40)
Compartilhar

João Paulo Baxega
Direto do Rio de Janeiro

Rio+20: projeto leva aquecimento solar ao Complexo do Alemão:

O Morro da Esperança, localizado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, recebe três iniciativas socioambientais, implantadas pelo Jardim Botânico de Brasília. João Amorim, superintendente de conservação da instituição, explicou nesta quinta-feira que os projetos piloto foram escolhidos pela comunidade. "Nós apresentamos 15 propostas de oficinas que já realizamos com sucesso no Distrito Federal, e a comunidade escolheu as mais interessantes para ela", contou.

Confira a programação com os principais eventos

Veja onde está ocorrendo a Rio+20

Amorim falou sobre os projetos na primeira da série de palestras que a instituição promove durante a Rio+20. A primeira iniciativa é o aquecimento solar de baixo custo. A instalação está orçada em cerca de R$ 500. "É um investimento único, e rapidamente o morador vai sentir a economia. Em poucos meses, o que ele deixou de gastar compensa o custo da instalação do equipamento", aponta Amorim.

O local também passou a contar com tratamento ecológico de esgoto por meio da instalação de uma caixa impermeável que possui um sistema de filtros feito com restos de entulho e folhas de plantas. "Assim, evitamos as canaletas de esgoto no meio da comunidade, e os nutrientes dos sedimentos são usados para adubar plantas", explicou. Além disso, o Morro da Esperança experimenta a produção orgânica de alimentos por meio de sistema agroflorestal e policultura.

De acordo com Amorim, a comunidade se envolveu nas iniciativas e tem sido bastante participativa. "É comovente. Chegamos a trabalhar com jovens que antes eram do tráfico. Um deles está na condicional e trabalha usando uma tornozeleira que controla o deslocamento dele", contou. Para iniciar o trabalho, dirigentes do projeto tiveram garantias de segurança por meio do Comando Militar do Leste.

O Jardim Botânico de Brasília promoverá mais duas palestras sobre a experiência no Complexo do Alemão. A primeira no dia 16, às 16h, no Pier Mauá e a segunda no dia 21, às 18h30, no Circo Voador. No dia 19, participantes do projeto estarão o dia todo no Morro da Esperança para mostrar o projeto piloto aos visitantes.

Rio+20

Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Composta por três momentos, a Rio+20 vai até o dia 15 com foco principal na discussão entre representantes governamentais sobre os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. A partir do dia 16 e até 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra