Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Animais

Zoo dos EUA faz teste para descobrir quem é o pai de filhote de panda

5 set 2013 - 12h49
(atualizado às 13h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Filhote de panda passou por testes para descobrir seu sexo e quem é seu pai
Filhote de panda passou por testes para descobrir seu sexo e quem é seu pai
Foto: Reuters

O zoológico de Washington revelou nesta quinta-feira o sexo do bebê panda nascido no fim de agosto: "É uma fêmea!", afirma. Além disso, um teste de paternidade demonstrou que o pai da pequena panda, concebida por inseminação artificial, é o macho do zoo de Washington, Tian Tian. A mãe foi inseminada com sêmen de dois machos.

A segunda cria nascida em agosto da panda Mei Xiang, e que morreu devido a graves problemas de desenvolvimento, também era uma fêmea, afirmou o Parque Zoológico Nacional em Washington, administrado pela Instituição Smithsonian. 

Cientistas do zoológico utilizaram dois exames genéticos a partir de uma proteína, um deles desenvolvido na China e outro na instituição, para estabelecer o sexo do bebê, disse em um comunicado.

Mei Xiang foi inseminada com o sêmen de Tian Tian em um primeiro procedimento e também com o sêmen do panda do zoológico de San Diego, Gao Gao, depois de não conseguir engravidar naturalmente de Tian Tian.

As crias de Mei Xiang eram gêmeas. A que sobreviveu nasceu em 23 de agosto, enquanto sua irmã falecida veio ao mundo um dia depois, no dia 24.

O zoológico de Washington, seguindo a tradição chinesa, esperará 100 dias depois do parto para batizar a pequena panda. O recinto onde se ela encontra, fechado no dia 2 de agosto para dar privacidade a Mei Xiang, será aberto após um novo aviso, mas é possível observar os pandas por uma webcam.

Em setembro, Mei Xiang já havia dado à luz uma fêmea, mas a pequena morreu seis dias depois por um problema hepático. Os pandas gigantes são uma espécie em risco de extinção: restam apenas 1,6 mil em liberdade na China e 300 em cativeiro em todo o mundo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade