China ignora NVIDIA e mostra que pode caminhar sozinha na corrida dos chips de IA
Governo chinês obriga data centers estatais a usar pelo menos 50% de chips nacionais A Administração do Ciberespaço da China decidiu abrir uma investigação aprofundada sobre o chip H20
O futuro da NVIDIA na China está ficando mais sombrio a cada dia. No início de outubro de 2024, a Administração chinesa enviou às empresas de inteligência artificial uma recomendação pedindo que, sempre que possível, utilizassem chips produzidos na China.
Dez meses depois, essa recomendação virou exigência
O governo chinês já está obrigando todos os data centers estatais do país a usar pelo menos 50% de chips nacionais em seus servidores.
Por outro lado, a NVIDIA conseguiu a licença de exportação necessária para vender sua GPU de IA H20 na China, mas o governo chinês vetou o chip.
O veto aconteceu porque a Administração do Ciberespaço da China, principal órgão regulador da internet no país, está investigando a fundo essa GPU por suspeitar que ela possa conter uma backdoor (porta dos fundos) difícil de ser detectada pelos especialistas chineses. Se a suspeita for confirmada, há o risco de que os Estados Unidos possam espionar a China por meio desse chip.
A consequência direta desse cenário tão desfavorável para a NVIDIA é que, no último trimestre, a empresa não vendeu uma única GPU H20 na China — como aponta Shaun Rein, especialista em economia chinesa e fundador da consultoria The China Market Research Group (CMR), com sede em Xangai.
Essa afirmação é verdadeira, mas tem um detalhe
Durante boa parte do trimestre, a NVIDIA ainda não tinha a licença de exportação necessária para entregar o chip aos seus clientes chineses. Agora que a licença foi concedida, a empresa até poderia ter ...
Matérias relacionadas