CEO da Intel afirma que empresa fabricará GPUs, popularizadas pela Nvidia
O presidente-executivo da Intel, Lip-Bu Tan, afirmou na terça-feira que a empresa planeja construir unidades de processamento gráfico (GPUs), a categoria de chips popularizada pela Nvidia.
"Acabei de contratar o arquiteto-chefe de GPUs, e ele é muito bom. Estou muito feliz por ele ter se juntado a mim", disse Tan, alegando que precisou de alguma persuasão.
No mês passado, Eric Demmers, executivo da Qualcomm, foi para a Intel, uma mudança noticiada inicialmente pela publicação especializada CRN e posteriormente confirmada por Demmers no LinkedIn.
Em entrevista à Reuters à margem da Cisco AI Summit, Tan afirmou que o projeto de GPU está sendo supervisionado por Kevork Kechichian, chefe de chips para data centers da Intel.
"Está tudo integrado ao centro de dados", disse Tan à Reuters. "Estamos trabalhando com os clientes e, em seguida, definiremos o que eles precisam."
Tan afirmou no palco que "alguns clientes estão se envolvendo bastante" com a operação de fabricação terceirizada de chips da Intel, chamada Intel Foundry. Em entrevista à Reuters, ele disse que o interesse girava em torno da tecnologia de fabricação 14A da Intel e que a produção em larga escala provavelmente aumentaria ainda este ano.
"Para termos um cliente... eles precisam nos informar o volume e o produto, para que possamos planejar e ter tempo para aumentar a capacidade de produção", disse Tan à Reuters.