Bill Gates desiste de cúpula de IA na Índia
Bill Gates desistiu de participar da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial na Índia horas antes de sua palestra nesta quinta-feira, em mais um golpe para um evento importante já marcado por falhas de organização, uma polêmica envolvendo robôs e reclamações sobre o caos no trânsito.
Apesar disso, o evento de seis dias registrou mais de US$200 bilhões em promessas de investimento para infraestrutura de IA na Índia, incluindo um plano de US$110 bilhões anunciado pela Reliance Industries nesta quinta-feira. O Grupo Tata, da Índia, também assinou um acordo de parceria com a OpenAI.
A ausência de Gates, no entanto, seguiu-se a outro cancelamento relevante, do presidente da Nvidia, Jensen Huang, no início desta semana, e agravou a situação inicial de uma cúpula anunciada como o primeiro grande fórum de IA no Sul Global, onde a Índia busca se posicionar como uma voz líder na governança global de inteligência artificial.
A Fundação Gates afirmou que o bilionário não fará seu discurso "para garantir que o foco permaneça nas principais prioridades da Cúpula de IA". Há poucos dias, a fundação havia desmentido os rumores sobre sua ausência e insistido que ele compareceria.
A desistência de Gates ocorre após a divulgação, no mês passado, de emails pelo Departamento de Justiça dos EUA, que incluíam comunicações entre o falecido financista e criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein e a equipe da Fundação Gates.
Gates afirmou que o relacionamento se limitou a discussões relacionadas à filantropia e que foi um erro da parte dele ter se encontrado com Epstein.
PRONUNCIAMENTO DE MODI E COMPROMISSOS COM A IA
Em seu discurso de abertura, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, defendeu a manutenção da segurança das crianças em plataformas de IA, ao falar nesta quinta-feira ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, do presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, do presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, e do presidente-executivo da Anthropic, Dario Amodei.
"Precisamos estar ainda mais vigilantes em relação à segurança das crianças. Assim como o currículo escolar é elaborado, o setor de IA também deve ser orientado pelas crianças e suas famílias", disse Modi, após subir ao palco com executivos de alto escalão da área de IA e posar para fotos com os braços erguidos em demonstração de força.
A sessão de fotos gerou um momento constrangedor quando Altman e Amodei ficaram lado a lado no palco, mas não deram as mãos, ao contrário dos outros executivos.
A pose simbólica de unidade serviu para declarar o lançamento formal dos Compromissos sobre IA de Fronteira de Nova Dhéli, um conjunto de princípios voluntários adotados por empresas líderes em IA na cúpula para promover o desenvolvimento inclusivo e responsável de modelos de IA de fronteira.
Apesar do sucesso dos investimentos, a primeira grande cúpula de IA da Índia foi marcada por falhas organizacionais que deixaram os participantes chocados e irritados com o que descreveram como falta de planejamento por parte do governo indiano.
CAOS E ENGARRAFAMENTOS
Os pavilhões de exposição da cúpula foram fechados ao público nesta quinta-feira, numa decisão inesperada que gerou ainda mais descontentamento entre as empresas participantes que haviam montado estandes e pavilhões. O complexo do evento ficou praticamente deserto após três dias de grande afluência de público.
A universidade indiana Galgotias foi solicitada a desocupar seu estande depois que um membro de sua equipe apresentou um cão robô comercial fabricado na China como se fosse de sua própria criação, provocando uma revolta pública.
A polícia fechou repetidamente ruas para dar preferência à circulação de autoridades durante a cúpula, criando caos na cidade de 20 milhões de habitantes. O governo indiano pediu desculpas pelos transtornos causados aos participantes nos primeiros dias.
Mas, na quarta-feira, imagens nas redes sociais mostraram dezenas de participantes da cúpula caminhando por quilômetros no centro de Délhi, já que as ruas estavam fechadas, sem táxis disponíveis e sem serviços de transporte organizados.
Os partidos da oposição atacaram o governo e o primeiro-ministro pela má gestão da cúpula global.
"Como vocês esperam que seus engenheiros e especialistas em IA percorram distâncias tão longas... E depois reclamamos que os empreendedores estão deixando a Índia?", disse Pawan Khera, porta-voz do Partido do Congresso.
"Toda a cúpula é, ou melhor, era destinada a pesquisadores, fundadores e desenvolvedores que trabalham arduamente em campo todos os dias. Em vez disso, somos tratados como se não importássemos, bloqueados por horas para que algum ministro ou autoridade possa passar", disse Jay Gala, pesquisador da Microsoft, na rede social X.