Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Ucrânia está empregando uma tática naval da Primeira Guerra Mundial para confundir a Rússia: uma ilusão de ótica

Quando você está com poucos recursos, a criatividade se transforma em uma força inesperada.

26 fev 2025 - 10h15
(atualizado em 26/2/2025 às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Entre todas as histórias da Segunda Guerra Mundial, algumas se destacam pela singularidade do que aconteceu. Nesse grupo, sem dúvida alguma, está o caso do HNLMS Abraham Crijnssen, um navio caça-minas dos Países Baixos que conseguiu "escapar" da guerra de uma maneira totalmente inusitada: fingindo ser uma ilha. A Ucrânia parece ter "pegado emprestada" essa ideia, a da "ilusão óptica" no mar, que já foi utilizada mais de uma vez ao longo da história.

Uma tática centenária

A marinha da Ucrânia adotou uma estratégia histórica conhecida como camuflagem deslumbrante (dazzle camouflage), uma técnica desenvolvida durante a Primeira Guerra Mundial para confundir os inimigos.

Essa abordagem, que utiliza padrões irregulares e chamativos, busca desorientar os observadores sobre a velocidade e a direção dos navios.

Essa informação foi revelada recentemente em uma série de imagens compartilhadas pela marinha ucraniana, que mostram essas características aplicadas em embarcações como um navio de guerra blindado e um patrulheiro da classe Island. Ambas as embarcações foram apresentadas durante uma demonstração para especialistas navais dinamarqueses.

Embora não se saiba exatamente quando os padrões foram aplicados, o objetivo no atual contexto do conflito é claro: dificultar a identificação visual pelas forças russas e aprimorar as táticas defensivas.

Propósito e limitações

Como mencionamos, o chamado camuflagem deslumbrante tem suas origens na Primeira Guerra Mundial, quando foi usado...

Veja mais

Matérias relacionadas

Abu Dhabi usará seus petrodólares para tornar possível o impensável: uma rede elétrica movida a energia solar 24 horas por dia, 7 dias por semana

Nessas terras existe o maior acúmulo de Ferraris sem dono do mundo, o problema é que ninguém sabe onde elas estão

Toyota em apuros: sua marca de caminhões recebe multa multimilionária por fornecer dados falsos e fraudulentos em testes de emissões de CO2

"Eu não tinha ideia do que estava fazendo": Steven Spielberg admite que não gosta deste filme com Robin Williams

Elon Musk continua tuitando sem restrições: já existe um mercado de apostas milionárias para adivinhar quantas ele publicará por semana

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade