A diabetes descompensada ou descontrolada ocorre quando os valores de glicemia permanecem elevados por um longo período. Ela pode se desenvolver em pacientes que não sabem que têm a doença ou que não realizam o tratamento de forma adequada.
Por ser uma condição silenciosa, as altas taxas de glicose normalmente são diagnosticadas apenas quando o paciente já apresenta alguma complicação grave. Por isso, o MinhaVida reuniu 5 sintomas de diabetes descompensada para prestar atenção e evitar problemas mais sérios. Confira!
5 sintomas de diabetes descompensada
De acordo com a endocrinologista Lorena Lima Amato, as manifestações de diabetes descontrolada podem variar em cada paciente. No entanto, entre as mais comuns a especialista cita:
1. Vontade frequente de urinar
Em quadros de diabetes é comum que o paciente sinta vontade de urinar frequentemente, tendo a necessidade de ir ao banheiro diversas vezes durante a noite. "No caso de crianças, às vezes as que já saíram das fraldas voltam a fazer xixi na cama devido a esse volume", informa Lorena. Isso ocorre pois o organismo encontra na urina um meio de se livrar do excesso de glicose presente no sangue.
Saiba mais: Qual nível de diabetes é perigoso? Quando devo tratar a doença?
2. Sede excessiva
Por conta da perda de líquido constante devido à micção frequente, a pessoa com diabetes descompensada pode ter sede em excesso e sentir a necessidade de beber muita água ou líquidos no geral.
3. Aumento do apetite
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Sudorese: o que é e tratamentos
Tontura: o que pode ser e como tratar
Náusea e vômitos: tratamentos e causas
Fadiga: o que é, tipos, causas e como tratar a exaustão
Excesso de sede (polidipsia): o que pode ser e causas
Complicações do diabetes: quais são, sintomas e prevenção
Perda de peso não intencional: veja possíveis causas
Micção frequente ou urgente: tratamentos e causas