Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Vinho mancha o dente? Veja bebidas perigosas para o sorriso

O vinho tem em sua composição alguns pigmentos altamente nocivos ao esmalte dental

15 jun 2022 - 10h00
Compartilhar
Vinho tinto é uma delícia, mas ingestão exige cuidados
Vinho tinto é uma delícia, mas ingestão exige cuidados
Foto: Pexels

As baixas temperaturas do outono e do inverno costumam pedir um bom vinho tinto, não é mesmo? Mas a ingestão dessa bebida requer alguns cuidados, inclusive quando o assunto é saúde bucal. Isso porque o vinho tem em sua composição alguns pigmentos altamente nocivos ao esmalte dental. 

Isso ocorre porque os vinhos tintos possuem uma acidez que contribui para a desmineralização dos dentes e permite uma adesão aos pigmentos naturais da bebida (como o tanino) com mais facilidade. Além disso, o álcool presente nos vinhos é outro ponto que prejudica o sorriso, pois pode diminuir a quantidade de saliva, atrapalhando o processo de limpeza da boca.



Uma das medidas para apreciar um bom vinho e, ainda, manter a saúde bucal em dia é tomar água junto com a bebida. A água ingerida junto com o vinho diminui a acidez responsável por facilitar a adesão da pigmentação nos dentes além de fazer o papel de hidratante da mucosa da boca, auxiliando na remoção de resíduos alimentícios.  

Publicidade

Outros alimentos que mancham os dentes

Mas não é só o vinho tinto o grande vilão dos dentes brancos. Existe no mercado uma porção de alimentos e bebidas que, se ingeridos com exagero, podem prejudicar a beleza do sorriso. Refrigerantes, sucos de caixinha, molho shoyo, catchup, café, chá mate e açaí são alguns exemplos de alimentos a serem evitados.

Alguns corantes presentes neles são artificiais e não possuem valor nutritivo nenhum. Caso opte por ingerir esses produtos, tenha sempre a higiene bucal em dia, escovando os dentes após as refeições e usando fio dental sempre. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações