Homem quebra as duas pernas durante agachamento com 140kg

Vídeo do momento viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira, 10. Especialista alerta sobre exercícios com cargas grandes

10 jul 2025 - 19h43
(atualizado às 22h08)
Homem quebra as duas pernas durante agachamento com 140kg
Homem quebra as duas pernas durante agachamento com 140kg
Foto: Reprodução/X

Um homem quebrou as duas pernas e deslocou o pé durante um agachamento com 140 quilos, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. As imagens, que são fortes, estão viralizadas nas redes sociais e chocaram os internautas. 

Nas imagens, é possível ver o rapaz realizando os exercícios com o apoio de um amigo em um equipamento chamado “Smith”. Com 70kg de cada lado, totalizando 140kg. Depois de completar os agachamentos, ele tenta acionar a trava de segurança e relaxa o corpo. No entanto, a máquina não estava travada e o peso o faz tombar para frente, resultando nas lesões (veja as imagens ao fim da reportagem)

Publicidade

Ao Terra, a fisioterapeuta e especialista em Esporte e Dança pela Unifesp Flora Pitta explica que o acidente poderia ter sido muito pior e destaca a importância de fazer exercícios com grandes cargas acompanhado de um profissional qualificado. 

“Ele não travou a barra. Isso é muito perigoso independente do peso que ele colocou. A barra poderia ter batido na cervical dele e então o problema seria muito maior. Quando se usa o peso muito elevado que existe o risco real de não conseguir carregá-lo, precisa ter alguém responsável para poder sustentar o peso colocado”, destaca. 

Em relação ao exercício, a especialista aponta que é necessário uma boa preparação física antes de partir para cargas como essas. “Ele está fazendo um agachamento de grande amplitude, e este tema ainda é controverso na literatura. [...] Ele deveria ter sido preparado para essa carga e para toda essa amplitude. Pois é evidente que ele não está, pois a última repetição ele não conseguiu completar”, destaca. 

“Ele poderia fazer esse mesmo movimento em uma amplitude muito menor, não precisava agachar tanto e isso coloca também ele em risco em relação à carga que ele colocou. Então, se ele diminuísse um pouco a amplitude, ele fizesse com excelência, não ia precisar de tanta ajuda, de tanto suporte do amigo e ia conseguir travar a máquina com calma. Ele não teve um suporte, ele já não tinha força para carregar, e aí a barra começou a baixar ele e ele não conseguiu travar porque ele não conseguia mais segurar esse peso todo da barra com as anilhas do lado. Esse foi o maior problema”, diz Pitta. 

Publicidade

Como evitar acidentes com pesos

De acordo com Pitta, os alunos que fazem treinamentos com grandes cargas devem se atentar aos seguintes pontos: 

  • Evitar carregar pesos além do que consegue;
  • Ter sempre um profissional técnico responsável para ajudar no exercício; 

Veja o momento do acidente

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações