Alimentação e sono: o que comer para dormir melhor

7 out 2025 - 04h59
Mingau de aveia ou com copo de leite morno são boas opções de lanche noturno
Mingau de aveia ou com copo de leite morno são boas opções de lanche noturno
Foto: Freepik

Dormir bem é essencial para o equilíbrio físico e mental, mas nem sempre o descanso vem com facilidade. Segundo a nutricionista clínica funcional e nutrigenômica Vanessa Giglio, a alimentação pode ser uma poderosa aliada no combate à insônia e na melhora da qualidade do sono.

Segundo Giglio, alguns alimentos estimulam a produção natural de serotonina e melatonina, substâncias fundamentais para o relaxamento e o controle do ciclo do sono. “Fontes de triptofano, como banana, aveia, leite, ovos e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), ajudam a induzir o sono", orienta.

Publicidade

Além disso, ela destaca o papel do magnésio, mineral presente em alimentos como abacate, sementes e vegetais verde-escuros. “Pois têm efeito relaxante muscular e reduzem a ansiedade", completa.

De nada adianta escolher os alimentos certos se forem consumidos no momento errado. A nutricionista recomenda incluir essas opções no jantar ou lanche noturno, em refeições leves e de fácil digestão.

"Evitar refeições muito pesadas, gordurosas ou ricas em cafeína nas horas próximas ao sono é fundamental", diz.

Um exemplo simples seria um mingau de aveia com banana e um pouco de canela, ou um copo de leite morno com aveia e algumas castanhas. "Essa combinação ajuda a aumentar a disponibilidade de triptofano e promove relaxamento", conclui.

Publicidade
Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se